Partilhar

Conhece os efeitos negativos da mudança da hora?

Estudos parecem indicar que esta abrupta mudança de horários pode ter consequências negativas para a qualidade do nosso sono, para a nossa saúde cardíaca e até para a nossa segurança rodoviária.

25 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Alterações no sono

As mudanças de horário afetam inevitavelmente a qualidade do nosso sono. Isto é um problema particularmente grave pois como alerta Phyllis Zee (investigador da Northwestern Medicine), já temos um grande número da população a sofrer com falta de sono.

Estudos indicam que, por exemplo, na semana em que acontece a mudança da hora, em média, os estudantes dormem menos 2,5 horas do que na semana anterior. Muitos deles nunca voltam a recuperar essas horas perdidas ao longo dos próximos 6 meses.

Uma privação crónica de sono, tal como alertam os especialistas, pode estar na origem de um aumento das hormonas de stress que aumentam a nossa pressão arterial. A falta de sono pode também contribuir para o aumento da produção de certos químicos no organismo que podem estar na origem de elevados níveis de inflamação.

Problemas cardíacos

O nosso sangue tende a coagular mais rapidamente de manhã. Isto pode ser uma das razões que justifica uma maior incidência de ataques cardíacos neste período do dia, permitindo igualmente melhor perceber o aumento deste tipo de condição médica na manhã seguinte à alteração para o horário de verão.

Os relógios, ao avançarem uma hora, “garantem” que as pessoas acabam por acordar uma hora mais cedo do que habitual, aumentando desta forma o risco de sofrerem um ataque cardíaco. De referir apenas que esta situação é mais preocupante para aqueles que sofrem já com insuficiências cardíacas e têm um historial de problemas relacionados.

Acidentes rodoviários

Vários estudos indicam que existe uma relação entre a mudança para o horário de Verão e um súbito aumento no número de acidentes nas estradas, assim como de baixos níveis de performance nos testes de alerta. Ambas as situações estão ligadas à perda de horas de sono.

Alterações no nosso relógio biológico

Os especialistas que se dedicam ao estudo do ritmo circadiano referem que os efeitos negativos das mudanças de horário (no verão e inverno) estão relacionados com o facto de existir uma incompatibilidade entre o nosso horário social – trabalho, escola, casa – e o nosso relógio e funcionamento interno, que nos acompanha 24 horas diárias.

O nosso relógio biológico é afetado pela exposição ao sol e à escuridão. As hormonas e moléculas responsáveis pelo nosso metabolismo, pela nossa pressão arterial e atenção, são todas elas influenciados por fatores externos e ambientais.

Estas disrupções, criadas pelas mudanças da hora, podem estar assim relacionados com o aparecimento de graves problemas médicos como a obesidade, a diabetes, as insuficiências cardíacas, entre outros.

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 9 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 10 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 10 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 10 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 11 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 11 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 11 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 11 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 12 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 12 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 12 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 12 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 13 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 13 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 13 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 13 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 13 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 15 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 16 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.