A partir do dia 30 de novembro e por um período de quatro meses, as estações do Metropolitano de Lisboa Baixa-Chiado, Odivelas, São Sebastião e Senhor Roubado recebem, num regime de itinerância, a exposição fotográfica “Pessoas à Procura de uma Vida Digna”.
Criada pela Solidariedade Imigrante – Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e o Movimento Democrático de Mulheres, a exposição tem como objetivo a sensibilização dos países de acolhimento para a compreensão do fenómeno das migrações.
As 76 fotografias que integram a exposição, da autoria de Šárka Zelenková Pereira, foram produzidas no âmbito do projeto “Espaço Emprego” da Solidariedade Imigrante – Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes, criado enquanto resposta às dificuldades económicas provocadas pela pandemia, que agravou significativamente a situação dos trabalhadores imigrantes.
Durante o projeto, Šárka Zelenková Pereira foi tirando fotografias das pessoas para os seus Curriculum Vitae e apercebeu-se da força extraordinária e única da expressão das pessoas captadas nas fotografias.
Esta exposição insere-se no projeto “Dinamização das Estações”, através do qual o Metropolitano de Lisboa tem vindo a desenvolver ações diversificadas de cariz cultural, ou de responsabilidade social, com a preocupação de estabelecer uma maior proximidade com os seus clientes, mas também ajudar a divulgar o património cultural e artístico desta empresa.