Covid-19. Como lidar com a atual (e frustrante) perceção de tempo?

É provável que estes últimos meses tenham sido sentidos de uma forma inteiramente diferente

Desde o princípio de março que a nossa vida mudou radicalmente. A pandemia provocada pela Covid-19 alterou as nossas rotinas, os nossos locais de trabalho e a nossa vida familiar. Desde então saber lidar com incerteza associada a este momento tornou-se um enorme desafio para muitas pessoas.

Se tiver que dizer: os últimos meses têm parecido passar rapidamente ou durar uma eternidade? As opiniões dividem-se. No entanto uma coisa é certa a nossa perceção do tempo alterou-se.

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Em momentos de crise e incerteza temos tendência a viver diariamente preocupados com o nosso futuro. Ninguém sabe o que vai acontecer. Isso causa-nos uma enorme ansiedade e torna mais difícil colocar o nosso foco no momento presente.

Uma maior clareza e sabedoria podem ser fundamentais para conseguir ultrapassar estes momentos incertos e ajudar – de uma forma mais saudável – a perceção que temos do tempo que possuímos verdadeiramente.

Eis são os 6 skills que prometem auxiliar este processo, de acordo com o portal Psychology Today.

 

  1. Estimular a paciência

Se existe algo que todos devemos procurar fortalecer é a nossa capacidade de sermos pacientes. Sobretudo durante este período de incerteza e expectativa em relação às futuras vacinas que nos poderão “salvar”. Diversos estudo tem vindo a comprovar que os indivíduos que se revelam mais pacientes são também aqueles que sofrem menos alterações de humor. Em alternativa são mais empáticos e sentem uma maior gratidão.

 

  1. Pragmatismo

A sabedoria tem a sua origem num maior pragmatismo. Procure organizar melhor os seus dias. Agende com antecedência momentos que possam gerar algum prazer. Faça coisas novas e diferentes ao longo das semanas. De resto, crie um planeamento diário. Defina concretamente aquilo que quer concretizar nesse dia em particular e tente cumprir a ordem estipulada.

 

  1. Desenvolva a sua prática de meditação

Cada vez são mais conhecidos os benefícios associados à capacidade de meditar. A nossa disposição e resiliência são fortalecidos sempre que conseguimos agendar momentos de passividade que nos ofereçam clareza sobre como devemos atuar. A meditação é um exercício de controlo. Apesar de todo o caos e incerteza que nos possa rodear, escolhemos parar por uns minutos para nos reequilibrar e para ganhar clareza.

 

  1. Ganhe perspetiva

Evite julgamentos absolutistas. Sempre que definimos os nosso sentimentos com comentários como “eu nunca” ou “eu sempre” estamos a trair o verdadeiro significado da vida. A nossa realidade está em constante mudança. Quando passamos por um momento mais negativo nunca devemos acreditar que estaremos presos a essa realidade para sempre. Claro que devemos lidar com a situação de uma forma séria e respeitosa, mantendo, no entanto, sempre a sabedoria de que as circunstâncias poderão ser melhores no futuro. Isto irá dar-nos esperança e fazer com que nos sintamos melhor.

 

  1. Estimule-se

Apenas nos aborrecemos se nos considerarmos seres pouco interessantes. Seja capaz de usar o seu tempo para fazer coisas estimulantes que o façam sentir menos aborrecido. Encontre atividades que respeitem os seus interesses e o seu desejo natural de criatividade e curiosidade. O tempo irá passar de uma forma bem mais agradável.

 

  1. Experiencie momentos únicos

Os estudos parecem confirmar que sempre que um indivíduo vive um momento de maior deslumbre ou admiração, sente também uma menor impaciência e ganha uma maior satisfação pela vida. Estar perto da natureza, ouvir música incrível ou visitar uma exposição artística são tudo exemplos de situações que nos permitem admirar verdadeiramente a beleza que nos rodeia. Permitindo-nos assim estar mais presentes e gratos.

 

 

[Leia também: 6 dicas eficazes para conseguir parar de desperdiçar o seu tempo]

 

 

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