Estilo de vida sedentário
Com o passar do tempo, o corpo muda e muitas pessoas optam por levar uma vida menos ativa do que na juventude. O metabolismo fica mais lento e, apesar de seguir a mesma dieta, é normal ganhar peso aos poucos. Para evitá-lo, é importante estar atento ao que comemos e praticar algum exercício. Caminhar 30 minutos em ritmo acelerado é uma prática saudável que não exige muito esforço.
Falta de exercício
A introdução de exercícios de força pode ajudar a melhorar a condição dos ossos e músculos e a prevenir lesões e quedas. Praticá-los regularmente sem cair em excessos pode manter nosso corpo e mente preparados contra os estragos do tempo.
Ausência de vida social
De acordo com numerosos estudos, o isolamento está associado à redução da longevidade e ao declínio cognitivo. À medida que envelhecemos, é mais provável que levemos uma vida mais solitária, mas é recomendável manter uma mente ativa e um círculo social que nos permita continuar desenvolvendo laços com as pessoas para evitar a monotonia.
Má alimentação
Cuidar da alimentação e fazer exercício são dois hábitos fundamentais, mas também podemos ter que tomar um suplemento nutricional que nos forneça os nutrientes necessários para manter a nossa massa muscular. Monitorar o consumo de cafeína, gorduras e açúcares e evitar álcool e tabaco ajudará nesse objetivo. Com a idade a sensação de sede diminui, por isso devemos também estar atentos à nossa hidratação.
Dormir mal
Outro sintoma do envelhecimento é a dificuldade em adormecer ou dormir menos horas. Estudos alertam para a importância de uma correta higiene do sono para melhorar o estado físico e emocional. Um bom descanso prevenirá doenças e problemas de saúde.