O ferro dá força e energia para a vida diária, como explica Ferras Alwan, hematologista consultor da Harley Street Clinic, parte da HCA Healthcare. «O ferro é essencial para a produção de hemoglobina, que é o componente dos glóbulos vermelhos que transporta oxigénio por todo o corpo», refere.
«Sem a quantidade de ferro adequada, o corpo tem dificuldade para produzir glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente, o que leva à fadiga, comprometimento da função imunológica e até mesmo complicações cardíacas e hospitalização».
Mas se seus níveis de ferro caírem, isso nem sempre é imediatamente óbvio, pelo que convém estar atento a alguns sinais.
Olheiras, quebra de cabelo e unhas quebradiças são todos sinais físicos que podem apontar para baixo teor de ferro.
Com uma deficiência de ferro, os níveis de hemoglobina (uma proteína nas células vermelhas do sangue que transporta oxigénio por todo o corpo) são baixos, o que significa que os tecidos do corpo não recebem oxigénio suficiente. Como a pele ao redor dos olhos é a mais fina em qualquer lugar do corpo, o impacto dessa desoxigenação é mais visível aqui, fazendo com que a pele pareça mais escura.
As células das unhas e dos cabelos não se podem regenerar efetivamente se o stock de ferro do seu corpo estiver severamente esgotado.
O corpo prioriza o ferro para funções essenciais, então quando o stock está baixo, áreas não vitais como cabelos e unhas frequentemente mostram os primeiros sinais da deficiência.