Perfecionismo? 5 sinais (perigosos) que podem prejudicar o seu futuro

O desejo de alcançar a perfeição pode acabar por arruinar o seu bem-estar no presente e dificultar o seu sucesso no longo-prazo. Perceba porquê.

É frequente deixarmos que o nosso perfeccionismo atrapalhe a nossa capacidade de alcançar sucesso. Parece paradoxal, mas é infelizmente uma verdade recorrente.

A compulsão para querer fazer sempre tudo bem e o medo avassalador de falhar, podem determinar que uma pessoa acabe por ficar paralisada. Não avançamos, não criamos, não falamos, simplesmente porque não aceitamos a possibilidade de puder não correr exatamente como idealizámos.

[Leia também: 5 pessoas extremamente bem-sucedidas que mudaram de carreira após os 50]

O perfeccionismo pode assim “roubar” a nossa felicidade. Impedir-nos de sentir alegria sempre que alcançamos o sucesso. É fundamental quebrar este padrão e evitar a definição de metas ou expectativas irrealistas. Em alternativa, fomente uma relação mais saudável com o falhanço.

Eis alguns dos principais e perigosos sinais que mais caracterizam a vida de uma pessoa afetada por um estado de excessivo perfeccionismo.

 

  1. Procrastinação

Está sempre a adiar as coisas porque receia não as conseguir concretizar como deseja.

 

  1. Revisões constantes

Acredita sempre que o trabalho não está ainda bom o suficiente, pelo que se dedica a constantes modificações e revisões do trabalho criado. Apenas vê as falhas.

 

  1. Sente que não é bom o suficiente

Tem dificuldade em reconhecer a qualidade do seu próprio trabalho. Está sempre a comparar-se com outros exemplos irrealistas.

 

  1. Constante ansiedade e stress

Está sempre com receio de ser despedido ou que o seu chefe não vá apreciar o seu trabalho. Acha que a sua casa não é suficientemente boa para receber amigos ou que não terá capacidade para cozinhar um bom prato. Este tipo de pensamentos estão constantemente a afetar a sua mente.

 

  1. É excessivamente crítico de si mesmo e dos outros

As suas metas irrealistas determinam que se sinta regularmente desapontado. Tem uma tendência natural para se concentrar em tudo aquilo que pode correr mal, ao invés de colocar o foco nos aspetos mais positivos. É igualmente crítico em relação ao trabalho dos outros.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...