As burlas e esquemas mais recentes envolvem o uso de mensagens de texto fraudulentas. O objetivo é o de levar os utilizadores mais distraídos a fornecerem informações pessoais num site controlado pelos criminosos.
Os utilizadores da Netflix são as mais recentes vítimas deste tipo de burlas, com alguns subscritores do serviço de streaming a receberem mensagens de texto fraudulentas.
Tal como em outros casos s erros ortográficos são sempre um sinal importante de que a mensagem não é oficial, pelo que deve ser ignorada e denunciada.
Esta é uma situação sobre a qual a Netflix está informada, motivo pelo qual há uma página na área de Centro de Assistência da empresa sobre este tipo de burlas.
“Se receber um e-mail ou uma mensagem de texto (SMS) a pedir o e-mail, número de telefone, palavra-passe ou forma de pagamento da sua conta Netflix, esse contacto, muito provavelmente, não é da Netflix”, pode ler-se nesta página, onde também são dados conselhos para que potenciais vítimas não partilhem determinados dados – como senhas da Netflix, detalhes bancários e também números de cartões de débito ou crédito.
“Se a SMS ou o e-mail tiverem uma ligação para um URL que não reconhece, não toque nem clique na ligação. Se já o fez, não introduza nenhuma informação no site que for aberto”, nota a Netflix