Partilhar

Cuidadores informais ainda à espera de medidas aprovadas há mais de um ano

Revela a vice-presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais

6 Outubro 2023
Forever Young

A Associação Cuidadores de Portugal e a Associação Nacional de Cuidadores Informais alertaram hoje, quando se assinala o Dia Europeu do Cuidador, que continuam a faltar medidas previstas no Estatuto do Cuidador, aprovado há mais de um ano, avança a Lusa.

Em comunicado, as duas associações, com o apoio da rede europeia de cuidadores Eurocarers e das frentes sindicais da UGT e da CGTP, aproveitam a data para lembrar que são precisas medidas efetivas que promovam uma melhor conciliação entre trabalho e prestação de cuidados e que continuam à espera de algumas das medidas previstas no Estatuto do Cuidador.

Em declarações à agência Lusa, a vice-presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais denunciou a falta de publicação das portarias relativas ao apoio domiciliário ou ao descanso do cuidador, que deveriam ter saído em janeiro de 2022.

“Houve, [entretanto], a promessa da senhora Secretária de Estado da Inclusão de que sairia em janeiro deste ano. Estamos em outubro, ainda não saíram as portarias”, criticou Maria dos Anjos Catapirra.

Segundo a responsável, os cuidadores continuam sem usufruir de apoio domiciliário, “uma medida extremamente importante de apoio ao cuidador”, que lhes daria a possibilidade de “sair nem que fosse uma, duas vezes por semana, uma hora, duas horas”.

Já no que diz respeito ao descanso do cuidador, deu o seu próprio exemplo para demonstrar a importância da medida, apontando que não tem um único dia livre em que possa sair de casa, e alertando que as pessoas cuidadoras “estão cansadas”.

“A grande maioria de nós não tem condições nem suporte familiar para deixar alguém a apoiar as nossas pessoas cuidadas para poder sair. E este sair não é férias, é sair para as mais variadas coisas, como, por exemplo, ir ao médico”, afirmou.

Contou que, no seu caso, para conseguir ir a uma consulta, tem de pedir a alguém que “faça o favor de ficar uma tarde inteira” a cuidar da mãe.

Maria dos Anjos Catapirra apontou também como imperativa a aprovação e implementação dos planos de intervenção específica, defendendo que não é suficiente a indicação de um profissional de saúde de referência e um assistente social.

Denunciou a falta do apoio psicológico necessário e criticou que em alguns casos os grupos de autoajuda impliquem que o cuidador saia de casa.

Relativamente à articulação entre a prestação de cuidados e o trabalho, as duas associações alertam que, apesar da aprovação da Agenda do Trabalho Digno, “a muitos cuidadores informais não é permitido condições fundamentais como a flexibilidade do horário, nem a eliminação do trabalho suplementar ou mesmo a redução de horário”.

Defendem que os “cuidadores informais são a coluna vertebral dos sistemas sociais e de saúde” e que, por isso, estão a substituir o Estado, razão pela qual entendem que estas pessoas deveriam ter o direito a pedir uma licença paga de média ou longa duração, “de acordo com as necessidades da pessoa cuidada” com “reconhecimento automático para contabilização de tempo de reforma”.

“Infelizmente, as condições de atribuição do estatuto do cuidador informal em Portugal continuam muito limitativas em termos de elegibilidade e um subsídio de cuidador que não chega ao salário mínimo nacional revela o longo caminho que se tem pela frente para a promoção da dignidade dos cuidadores informais”, criticam.

Mais Recentes

Celebre as festividades de fim de ano em grande estilo: onde? Nesta unidade 5 estrelas

há 8 horas

Restaurante enaltece a gastronomia regional durante todo o mês de novembro

há 9 horas

Descobrimos o destino ideal para uma escapadinha de fim de semana e vamos revelá-lo só a si

há 10 horas

Já pode visitar o presépio mais icónico da capital: nós revelamos onde

há 11 horas

Celebrar o Natal com história e tradição é a irresistível proposta que lhe deixamos

há 12 horas

Experiência de fim-de-semana Stay & Brunch é a nova proposta desta unidade hoteleira

há 13 horas

Luxuoso e requintado: este brunch espera pela sua visita

há 14 horas

“Uma Aventura no Palácio da Pena” espera por si e toda a sua família

há 15 horas

O vinho e a sua celebração vão inundar Lisboa este fim de semana

há 16 horas

Castanhas assadas, jeropiga e um buffet de brunch: ninguém vai conseguir recusar este convite

há 17 horas

Todos lhe reconhecemos o cheiro, mas será que sabemos quais são os (verdadeiros) perigos da naftalina?

há 1 dia

Descubra aqui as 25 coisas que as mulheres procuram num homem

há 1 dia

Entrevista: «Somos a primeira faculdade portuguesa de saúde a adotar o modelo de simulação da Organização Mundial de Saúde », José João Mendes, presidente da Egas Moniz School of Health and Science

há 2 dias

Mesotelioma: é o cancro mais comum na UE depois dos tumores pulmonares

há 2 dias

«Produtos químicos perigosos encontrados em 6% dos cosméticos europeus», alerta agência

há 2 dias

Mpox: Detetados onze casos desde 01 de junho

há 2 dias

Sabores e tradições de São Martinho esperam pelos apreciadores de castanhas e jerupiga

há 2 dias

Estes são os restaurantes dos três melhores chefs do mundo

há 2 dias

Alugaram um Airbnb por três semanas e deixaram uma conta de luz de 1400 euros

há 2 dias

Quer ser milionário? Conheça os hábitos das pessoas ricas e concretize esse desejo

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.