Desde que o primeiro iPhone foi lançado em 2007, tornou-se um dos artigos mais comprados no mundo. Embora os seus concorrentes no mercado dos smartphones estejam sempre a ficar mais fortes, o preço de um iPhone em 2023 continua a ser um indicador fiável no que diz respeito ao custo dos produtos tecnológicos em diferentes partes do mundo.
Desde 2008, quando o iPhone 3G foi lançado, o preço do smartphone mais desejado do mundo tem vindo a subir todos os anos. A HelloSafe Portugal analisou o preço de lançamento dos modelos tradicionais com o menor valor disponível no ano em que foram lançados do iPhone 3G em 2008 até hoje. Não consideramos as versões R ou Mini. Desde então, o preço saltou de 499 euros para 1039 euros para o modelo lançado em 2022. Um aumento de 108%. Mas entretanto, a inflação durante o mesmo período em Portugal foi de 22,45. Ou seja, um aumento 70% superior à inflação ou cinco vezes a inflação em Portugal.
E porque é que encontramos um preço muito mais elevado do que nos Estados Unidos? A resposta principal é o imposto. Para cada um dos modelos, a Apple deixa uma indicação de quanto é que o cliente paga em IVA e outros impostos. Em Portugal, para o iPhone 14, no modelo com o preço mais baixo, os impostos são de 210 euros, mais de 20% do total pago.
824 euros é a diferença entre o iPhone 14 mais caro e o mais barato do mundo
Os custos de um iPhone entre estes 36 países são muito diferentes. Observamos que existe uma tendência para os baixos custos de compra nos países asiáticos, em contraste com os países da Europa e do Brasil que têm preços mais elevados.
Por outro lado, o preço de venda de um iPhone 14 nos Estados Unidos é muito mais baixo do que noutros países, mas como explicar isto? Uma das principais justificações para preços tão diferentes em comparação com os Estados Unidos está ligada ao IVA e a outros impostos.
Olhando para a situação económica nos Estados Unidos, verifica-se que os principais factores que levam ao baixo custo do iPhone 14 é a exclusão do imposto sobre vendas neste preço (uma vez que difere de um estado americano para outro) e a taxa de câmbio (colapso da lira turca desde 2021 contra o dólar americano).
Este ano, o iPhone na Turquia (1.668,01 €), o mais o caro do mundo, custa mais 98% do que o iPhone nos Estados Unidos (843,26 €). Isto significa que se pode comprar dois iPhones nos Estados Unidos pelo preço de um na Turquia.
Visite HelloSafe Portugal