Da Papaia ao Kimchi. Estes são os 5 alimentos que realmente ajudam a aliviar os gases

Esqueça os inchaços e embaraços após as refeições, privilegie antes estes alimentos.

Todos conhecemos esta sensação. Sobretudo após um almoço mais “pesado” é frequente sentir um desconforto no estômago com um inchaço associado que arruína todo o resto do dia. Pior ainda é quando esse desconforto é acompanhado por gases que temos dificuldade em controlar.

Esta situação pode causar alguns terríveis embaraços. Particularmente após os 50 anos temos uma menor capacidade de lidar com excesso de flatulência. Posto isto muitas pessoas acabam por sentir uma maior ansiedade motivada pelo medo de expelir alguns destes gases de forma involuntária.

[Leia também: 5 sinais de que pode ter intolerância alimentar]

Sendo certo que este é um processo natural do funcionamento do sistema gastrointestinal a verdade é que existem alguns alimentos que podem ajudar a suavizar esta situação, diminuindo a presença de gases no seu trato intestinal.

Eis algumas destas escolhas alimentares que deve acrescentar à sua dieta.

 

  1. Camomila

Esta erva relaxante é conhecida pelos seus inúmeros benefícios, incluindo a capacidade de prevenir e eliminar gases. Para além de ajudar com inflamações e facilitar o sono, esta erva é assim também especialmente recomendada para pessoas que estejam a sofrer com um excesso de flatulência. Escolha beber com maior frequência um chá de camomila ao longo do seu dia ou em alternativa pode experimentar beber um extrato líquido desta erva antes das refeições. Esta escolha pode ajudar a aliviar o seu desconforto.

  1. Kefir

Recentemente este produto tem se tornado cada vez mais popular. Este tipo de leite fermentado – da “família” dos iogurtes – contem um número elevado de boas bactérias que enriquecem a sua flora intestinal. Estas propriedades vão facilitar o processar dos alimentos que chegam ao estômago e prevenir a formação de gases indesejados. Caso não se importe com o seu sabor algo intenso e azedo característico este alimento pode ser bebido diariamente diretamente do copo.

  1. Ananás e papaia

Estes dois frutos têm uma capacidade natural de processar bem as proteínas presentes na carne, ajudando a amolecer estes nacos e facilitando a sua “viagem” pelo trato intestinal. Esta ação permite que tanto o ananás como a papaia sejam capazes de estimular uma boa digestão. Caso as proteínas não sejam corretamente e rapidamente processadas maior será então a probabilidade de sentir com gases ou inchado. Mais uma boa razão para acompanhar o seu consumo de carne com uma boa dose de fruta saudável.

  1. Kimchi

Apesar de este ser um alimento extremamente popular na Coreia, a verdade é que esta mistura de vegetais fermentados continua a ser algo desconhecida pelos paladares ocidentais. Aqui a couve é o ingrediente principal, que ao ser fermentada acaba por assegurar um conjunto de boas bactérias importantes para o nosso sistema digestivo. Quanto melhor for a sua flora intestinal melhor será também a sua capacidade de processar bem os alimentos e eliminar o desconforto após refeições.

  1. Especiarias

Sabemos que tudo aquilo que é mais picante acaba por não ser ideal para o estomago. Estes tipos de refeições acabam por facilmente “irritar” o trato intestinal e prejudicar o processo de digestão. No entanto existem outros tipos de especiarias que podem ter o efeito contrário. Ingredientes como a pimenta preta, os cominhos, o anis, o alecrim, o cravo ou o manjericão são considerados carminativos. Isto significa literalmente que são ervas capazes de ajudar a prevenir os gases, evitando desta forma quaisquer desconfortos ou embaraços desnecessários após refeições.

 

[Leia também: Abacate: a fruta que faz bem e mal à saúde. Confuso? Nós explicamos]

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...