Após vários anos no mercado de trabalho a desempenhar diversas funções corporativas a sua vida pode parecer bastante estável e algo previsível. Sendo certo que isso pode ser algo positivo, a verdade é que é importante lembrar que todos podemos escolher o que queremos no futuro.
As mulheres sobretudo parecem ter alguma tendência para se acomodar à sua situação profissional, questionando a sua capacidade para fazer uma mudança mais drástica ou para perseguir novos objetivos profissionais.
No entanto esta é a hora de pensar nas suas necessidades e nas suas ambições. Se sempre desejou começar um projeto seu e dedicar-se a uma vida de empreendedora saiba que isso é possível.
Eis algumas das dicas que podem ajudar a fazer transição de um emprego corporativo para um papel mais empreendedor.
-
Trate as pessoas com respeito e dignidade
Sempre que começamos algo novo precisamos de uma “rede” de apoio. Precisamos da ajuda de outras pessoas, mentores, amigos, colegas, clientes, etc. Como tal é fundamental que ao longo da sua carreira profissional seja capaz de criar e cuidar deste tipo de relações. Isto irá garantir que, mais tarde, quando iniciar o seu projeto próprio terá mais facilidade em contar com o apoio dos outros.
-
Esqueça as etiquetas
É fácil deixarmos que a nossa ocupação profissional defina grande parte da nossa existência e personalidade. Todos vamos tendo “etiquetas” associadas que nos permitem colocar em caixas. Não deixe que estas ideias pré-concebidas definam o seu futuro. Ao abandonar a vida corporativa é necessário que esteja disponível para esquecer estas “etiquetas” e começar uma nova jornada.
-
Utilize a sua experiência acumulada
A experiência profissional que acumulamos ao longo dos anos é um asset valioso. Muitas organizações procuram contratar pessoa que sejam capazes de aplicar todo o seu vasto conhecimento. Infelizmente muitas vezes as empresas demonstram igualmente uma enorme rigidez de processos e ideias. Acabam por querer sempre fazer as coisas da mesma forma e esperar resultados semelhantes. Isto acaba por gerar empregados frustrados e insatisfeitos, que sentem não ter a possibilidade de contribuir com novas ideias.
Aplique todo este conhecimento no seu novo projeto e assegure que a sua empresa não irá cometer estes mesmos erros.
-
Demonstre toda a sua autenticidade
Pode ser algo desafiante conseguir expressar toda a sua individualidade num ambiente corporativo. Começar uma jornada de empreendedorismo significa ter mais disponibilidade para traçar o seu próprio caminho e demonstrar toda a sua personalidade. Sem compromissos. Começar um novo negócio exige uma elevada dose de confiança e certeza, para tal é importante que consiga perceber exatamente quem é. Esteja disponível para se comprometer com algumas mudanças e alterar a sua perspectiva, de forma a alinhar na perfeição toda a sua vida. A sua “narrativa” deve ser bem clara neste novo começo.
-
Seja paciente
Começar uma nova vida pode demorar algum tempo. Esta mudança não irá ser imediata. Procure perceber em detalhe o que pretende mesmo fazer e a partir daí trace um plano ambicioso, mas realista. Os resultados podem não aparecer de uma forma rápida. Esteja disponível para aprender coisas novas ao longo de todo o processo. Vai crescer e evoluir bastante à medida que enfrenta os desafios do empreendedorismo. Está preparado?