De uma vez por todas: devemos deixar de usar saltos altos? Ou não?

Feminino, charmosos, sexy, alonga a silhueta, sinónimo de poder e elegância…mas…

São muitos os estudo que referem que o uso do salto altera a postura causando a inclinação do tornozelo para dentro e desestabilizando as articulações além de ter sido observada uma carga bem maior sobre os joelhos, especialmente se for usado um salto de 7,5 cm.

Um desses estudos realizado em Inglaterra, constatou que as mulheres que usam salto alto peço menos cinco vezes na semana têm os músculos da panturrilha até 13% menores do que mulheres que usam sapato de salto baixo ou tênis.

Ou seja, quanto maior for o salto e mais regular o seu uso, maior é o risco do desenvolvimento de doenças como a artrose, o encurtamento nos músculos da parte de trás da perna, danos na coluna, calosidades, dores no joelho, joanetes e unhas encravadas, entre outros problemas.

O uso exagerado de saltos altos pode acarretar alterações posturais, em função do deslocamento do centro de gravidade causando um aumento de sobrecarga na parte anterior do pé, além de aumento da curvatura da lombar com diminuição do movimento da pelve ântero-posterior e aumento da flexão do joelho, que gera passos mais curtos e em menor velocidade, com oscilação do equilíbrio do pé.

Mas calma, não precisa de abandonar o uso de saltos de vez, basta um pouco de bom senso, e alternar seu uso com sapatos baixos.

A dica – usar sapatos com saltos com até 5cm e de preferência os mais grossos, que oferecem uma melhor distribuição do peso

Ler Mais