Partilhar

Deixar de fumar aos 50

Chegou aos 50 anos e a sua nova desculpa para não deixar de fumar é a idade? Este artigo é para si.

11 Dezembro 2018
Forever Young

Deixar de fumar pode ser um grande desafio para quem tem este hábito há muitos anos e não sente, pelo menos por enquanto, o mal que o fumo lhe está a fazer. Apesar de haver muitas razões para fumar, há poucas para largar o vício, mas todas elas são avassaladoras: a saúde, o dinheiro e o bem-estar. Muitas das pessoas que hoje têm 50 anos começaram a fumar por curiosidade, na escola, em grupos de amigos, às escondidas dos pais. O hábito de fumar é, em Portugal e noutros países, uma questão cultural (já foi mais), e, por isso, há alguns anos, acender o primeiro cigarro era como uma forma de emancipação precoce: como se fumar nos tornasse mais adultos.

Quem dessa geração continua a fumar hoje, com cerca de 50 anos, fá-lo por motivos completamente diferentes. O stress, a solidão, a ação estimulante da nicotina e, simplesmente, o hábito, são o que leva as pessoas a fumar após vários anos de vício. Não se trata de um prazer e muitos fumadores assumem que poucos são os cigarros que verdadeiramente o proporcionam – normalmente, o primeiro do dia e os dois após o almoço e o jantar são aqueles que as pessoas identificam como os mais agradáveis; todos os restantes resultam simplesmente do hábito de fumar um cigarro a seguir ao outro.

É por isso que fumar é um vício. Embora a maioria dos cigarros não proporcionem prazer ao fumador, é difícil passar sem eles. Isto acontece porque a nicotina atua no nosso organismo através do aumento da pulsação, da tensão arterial e do ritmo respiratório, o que, entre outros aspetos, dá ao fumador uma sensação de alerta. No entanto, este efeito desaparece muito rapidamente (cerca de 20 minutos), o que conduz ao consumo do cigarro seguinte e, em pouco tempo, à habituação.
Não é de mais lembrar que os fumadores são mais propensos a contrair cancro da boca, a sofrer de doenças nos doentes e nas gengivas e a ter problemas de mau hálito. O fumo do tabaco afeta também os brônquios, provocando tosse crónica e tornando mais frequentes as mais variadas infeções. Fumar é ainda a primeira causa para o cancro do pulmão. Além de todos estes malefícios, os fumadores têm também o dobro do risco de sofrerem um ataque cardíaco. A nicotina aumenta a tensão arterial e facilita a formação de coágulos no sangue. A nível digestivo, o tabaco pode provocar o cancro do esófago e da garganta e aumenta as secreções gástricas, o que pode levar ao aparecimento de úlceras. Também a pele é afetada pelo tabaco, além dos riscos acrescidos para as mulheres grávidas, no que diz respeito à formação do feto.

A lista de malefícios do tabaco para a saúde é quase infindável, mas, se ainda precisar de uma motivação, pense em quanto está a gastar – e no que poderia fazer com esse dinheiro extra. Fumar um maço de tabaco por dia, a 4,70 euros, representa uma despesa anual de 1.715,50 euros, ou seja, uma boa quantia para tirar umas férias ou comprar qualquer coisa de que precise.

Uma outra razão para deixar de fumar, decorrente da saúde, é o seu bem-estar. Embora muitos fumadores não sintam os efeitos do tabaco ao longo dos anos, todos aqueles que deixam de fumar percebem o quanto melhoram no seu bem-estar geral – respiração mais fácil, maior capacidade pulmonar durante o exercício físico, maior resistência, melhorias significativas ao nível do olfato e do paladar e pele com aspeto mais saudável são efeitos a muito breve prazo da abstinência do tabaco.

Neste artigo, saiba o que acontece ao seu corpo desde o momento em que deixa de fumar e num prazo de 15 anos. Se ainda não deixou de fumar, este é momento de saber o que está a perder.

Mais Recentes

TAP recebeu prémio internacional

há 41 minutos

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 1 hora

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 1 hora

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 1 hora

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 1 hora

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 2 horas

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 2 horas

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 2 horas

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 3 horas

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 3 horas

Recebeu uma mensagem SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde? Cuidado: pode ser uma fraude

há 3 horas

10 distritos nacionais sob aviso amarelo: adivinha quem voltou?

há 4 horas

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 19 horas

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 19 horas

Mulher de 106 anos revela o que fez 56 vezes para permanecer jovem e prolongar a vida

há 20 horas

Mercúrio retrógrado: acalme a ansiedade e venha descobrir a data do próximo

há 20 horas

De boca aberta: é assim que está o mundo com esta terapia que faz o cancro desaparecer (em mais de 50% dos doentes)

há 20 horas

Possibilidade de propagação de um vírus grave alarma a Europa: «cuidado com os queijos», alertam

há 21 horas

Cascais recebe a 3ª edição do torneio DECENIO Green

há 21 horas

Perturbação de Stress Pós-Traumático: especialista explica a condição que levou ao suicídio do guarda-costas de David Beckham

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.