Partilhar

Dentes saudáveis, notas brilhantes: 6 razões para levar os mais novos ao dentista

O regresso às aulas é, para as crianças, sinónimo de retomar a rotina, rever os amigos após um longo período de férias, escolher as atividades extracurriculares mais estimulantes, o material escolar e até a roupa para a próxima estação.

12 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

Mas é também a altura ideal para os mais novos realizarem um check-up dentário e entrarem com um sorriso bonito e saudável no ano letivo que se avizinha.

Independentemente da idade, é importante visitar regularmente o dentista para garantir que estão a realizar as boas práticas de higiene oral e o bem-estar geral. Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, utilizar fio dental e elixir diariamente para remover partículas de alimentos e melhorar o hálito, evitar alimentos ricos em açúcares e amidos, e uma hidratação adequada são algumas das sugestões dos dentistas para preservar a saúde dos dentes. A Impress, cadeia líder em ortodontia invisível, refere seis razões para levar o seu filho ao dentista neste regresso às aulas.

1. Contribui para o bom desempenho escolar – Cáries, dor de dentes e inflamações na boca podem tornar-se incomodativas, desafiando a concentração das crianças nas aulas e, em última instância, contribuindo para o absenteísmo escolar. Visitas regulares ao dentista permitem prevenir este tipo de problemas e a necessidade de tratamentos urgentes que podem levar a criança a faltar à escola.

2. Melhora a autoestima – A aparência do sorriso pode afetar a autoestima e a confiança dos mais novos, que estão a começar a descobrir-se, a relacionar-se com novas pessoas e a formar a sua personalidade. Problemas dentários visíveis, tais como dentes tortos ou ausentes, podem dificultar as interações sociais da criança e afetar a sua qualidade de vida.

3. Controla o desenvolvimento da dentição – É fundamental manter sob vigilância a evolução da dentição das crianças, acompanhando a transição dos dentes de leite para os permanentes e controlando o aparecimento dos dentes do siso. A dentição influencia diretamente a fala e a pronúncia correta das palavras, pelo que alguns problemas poderão gerar dificuldades na comunicação.

4. Avalia a necessidade de utilizar um aparelho dentário – O alinhamento dos dentes é um fator importante na saúde da pessoa, pois evita o acumular de bactérias na boca e problemas que possam advir daí. A juventude é a melhor altura para colocar um aparelho dentário, uma vez que os dentes ainda não estão completamente formados e as gengivas encontram-se mais recetivas. Isto significa que os resultados do tratamento ortodôntico podem ser alcançados de forma mais eficaz e rápida nestas faixas etárias.

5. Rastreio de distúrbios dentários – O bruxismo, distúrbio caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, afeta cerca de 40% das crianças durante o sono. Caso não seja tratado, poderá ocorrer o desgaste do esmalte dos dentes ou mesmo fratura de peças dentárias, comprometendo a saúde oral da criança. Os check-ups dentários permitem ainda detetar e tratar distúrbios como cáries, gengivites e outros problemas ortodônticos.

6. Educação parental – Ao acompanhar as visitas regulares ao dentista os pais também são sensibilizados para a importância da saúde oral. Através de uma consulta no dentista, os pais poderão receber orientações sobre como cuidar adequadamente dos dentes dos filhos e quais as melhores práticas a adotar para garantir uma boa higiene oral.

Mais Recentes

Hotéis Valverde celebram a Páscoa com programas especiais em Lisboa, Sintra e Santar

há 35 minutos

“à Mesa com a Vista Alegre” espera por si numa viagem pela marca

há 2 horas

Escapadinhas de Páscoa com programas para toda a família

há 2 horas

Aqui a Páscoa comemora-se ao ar livre com caças de ovos, pinturas e pratos recheados de sabor

há 3 horas

Se o seu sonho é ir à Islândia esta noticia é para si: vai poder fazê-lo com 25% de desconto (nos voos)

há 4 horas

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 18 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 18 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 18 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 18 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 18 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 19 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 19 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 20 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 20 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 21 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 22 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 22 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 22 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 22 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.