O motivo por trás disso ainda não está totalmente esclarecido. Agora, um novo estudo, revela causa sobre o que origina o aumento da gordura abdominal ao longo do envelhecimento.
Publicada na revista científica Science, a pesquisa foi realizada pela City of Hope, organização de pesquisa e tratamento de cancro nos Estados Unidos. De acordo com os investigadores, o envelhecimento aumenta a produção de novas células de gordura pelo corpo, principalmente à volta da barriga.
As descobertas podem ajudar no desenvolvimento de novas terapias para prevenir a flacidez abdominal e prolongar a expectativa de vida.
Os investigadores conduziram uma série de experiências com camundongos posteriormente validados em células humanas. Focaram-se no tecido adiposo branco, responsável pelo ganho de peso relacionado com a idade.
Embora já seja sabido que as células de gordura aumentam de tamanho com a idade, os cientistas suspeitam que o tecido adiposo branco também se expande ao produzir novas células de gordura.
«Descobrimos que o processo de produção de gordura do corpo é impulsionado pelo LIFR. Enquanto camundongos jovens não precisam desse sinal para produzir gordura, camundongos mais velhos precisam», explica Qiong (Annabel) Wang, coautora correspondente do estudo, em comunicado. «A nossa pesquisa indica que o LIFR desempenha um papel crucial no estímulo aos CP-As para criar novas células de gordura e expandir a gordura abdominal em camundongos mais velhos.»