Prosopagnosia: conheça a doença rara e incurável da qual padece Brad Pitt

Num entrevista recente à GQ, o ator revelou sofrer de prosopagnosia, uma doença rara e incurável.

Conhecida como “cegueira facial”, esta condição faz com que os doentes tenham dificuldade em se lembrar dos rostos das das pessoas.

Não tendo ainda um diagnóstico oficial, Brad Pitt, de 58 anos, garante sofrer de prosopagnosia, «ninguém acredita em mim! Quero conhecer outros», reforçou na altura. Devido à sua dificuldade em reconhecer pessoas, o ator revelou «sentir vergonha ao ser regularmente julgado como uma pessoa egocêntrica, distraída e inacessível».

Pitt afirmou sofrer desta doença desde 2013, revelando que «é ela o motivo pela qual fico muito em casa e saio pouco».

“Cegueira facial”, ou prosopagnosia, é um distúrbio neurológico pode fazer com que as pessoas tenham dificuldade em reconhecer os rostos de familiares e amigos, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

O ator reforçou nessa entrevista que «quero-me lembrar das pessoas que conheço, mas temos que ao longo dos anos tenha dado às pessoas a impressão de que estou distante».

Pesquisas mostram que a doença pode afetar até 1 em cada 50 pessoas, sendo que o tratamento inclui o desenvolvimento de outras estratégias para reconhecer as pessoas, como focar-se na sua voz.

A prosopagnosia origina diferentes graus de incapacidade: há pessoas podem ter problemas para reconhecer um rosto familiar ou distinguir entre vários rostos conhecidos, enquanto outros podem não ser capazes de distinguir entre rostos não reconhecidos, não distinguir uma cara de um objeto, sendo que alguns podem, inclusive, não reconhecer as suas próprias feições.

 

 

 

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

91 − 81 =