Descongelar comida? Eis tudo aquilo que deve (e não deve) fazer

Um bom e eficaz descongelamento pode não só melhorar o sabor da comida, como pode também proteger a qualidade dos nutrientes.

Nos dias em que chega a casa após um dia intenso de trabalho ou escola, costuma escolher cozinhar um elaborado prato para o seu jantar ou simplesmente aquece algo no micro-ondas? Nos dias de hoje o mais provável é que acabe por escolher frequentemente a segunda opção.

Para muitas pessoas é extremamente complicado garantir que no meio de toda uma rotina cansativa de trabalho, se continua a fazer as melhores decisões no que diz respeito à nossa alimentação. Uma das formas mais habituais de organizar as refeições e alimentos em casa, passa por escolher congelar (e mais tarde descongelar) grande parte deles.

No entanto, a verdade é que quando chega a hora de preparar as nossas refeições acabamos por cometer diversos erros que prejudicam a qualidade e sabor dos produtos que escolhemos descongelar.

[Leia também: Cinco perguntas sobre superalimentos respondidas por um médico]

“A pressa é a inimiga da perfeição”, sobretudo no que diz respeito ao processo de descongelamento. Eis algumas das principais dicas que deve seguir, e alguns dos erros que deverá evitar, para garantir que as suas refeições continuam perfeitas.

  1. Se possível comece por descongelar no frigorifico

É certo que esta é uma modalidade que demora mais tempo, mas é também a solução mais segura. Apenas assim irá ser capaz de assegurar que os alimentos irão descongelar corretamente, respeitando as temperaturas recomendadas e preservando todos os nutrientes. Coloque os alimentos nas prateleiras inferiores do seu frigorífico para garantir que a água ou outro qualquer líquido não cai em cima dos seus outros produtos.

  1. Não coloque os alimentos a descongelar no exterior, em cima das bancadas

A ideia de retirar alguns produtos do congelador logo de manhã antes de sair de casa e colocá-los na bancada da sua cozinha a descongelar durante o resto do dia pode parecer boa, no entanto é uma escolha perigosa. Os alimentos que se estragam com maior facilidade – carne, peixe, ovos – precisam de ser conservados a temperaturas seguras. Ao serem colocados fora do congelador durante várias horas podem estar a ser expostos a temperaturas mais elevadas, que promovam o aparecimento de bactérias.

  1. Não descongele usando água a ferver

Na maioria dos casos, quanto mais rápido tentar ser a descongelar, pior será o resultado final. A água a ferver poderá ser capaz de ajudar a descongelar rapidamente qualquer tipo de produto, no entanto também estará a assegurar que a temperatura sobe de forma extrema. Isto irá contribuir para o aparecimento de bactérias, sendo que pode ainda começar a cozinhar certos alimentos de forma prematura.

Em alternativa poderá usar água fria para ajudar a acelerar o processo. Esta é uma solução que acaba por ser mais rápida que o frigorifico. Coloque a carne (ou peixe) dentro de sacos plástico hermeticamente fechados e deixe-os dentro de um recipiente cheio de água. Vá substituído o líquido de 30 em 30 minutos. Cozinhe os alimentos logo após esta descongelação.

  1. Se estiver com pressa utilize o modo descongelar no micro-ondas

Praticamente todos os nossos aparelhos micro-ondas têm um botão “descongelar”, no entanto nem todas as pessoas os utilizam com regularidade. Este é um método seguro, mas que pode não assegurar os melhores resultados finais. Algumas peças de carne ou peixe podem não ficar descongeladas da forma mais uniforme. No entanto esta é sem dúvida a solução mais rápida de conseguir preparar as suas refeições.

  1. Não volte a congelar algo novamente

De forma geral qualquer produto que seja descongelado não deve nunca regressar novamente à arca de congelação. Isto será uma forma de garantir que não está a guardar produtos, cujas propriedades se possam ter degradado ao longo da descongelação.

No entanto saiba que se escolher descongelar produtos utilizando o frigorifico poderá estar a ganhar alguma flexibilidade… e tempo. Este método ideal permite que deixe os seus alimentos na arca frigorifica durante mais um dia ou dois após a descongelação. Assim, caso mude de ideias ou planos poderá apenas cozinhar estes mesmos produtos mais tarde.

[Leia também: Chegou à fase da menopausa? Saiba quais os alimentos essenciais que deve incluir na sua alimentação]

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...