O magnésio também está relacionado com o transporte de cálcio e de potássio através das membranas celulares, auxiliando assim no processo de condução de impulsos nervosos, como o ritmo cardíaco e a contração muscular. O mineral pode ser encontrado em alimentos, suplementos e até mesmo na água.
Deficiência de magnésio
Perda de apetite, náuseas, diarreia, tontura, pele seca e unhas fracas são alguns dos sintomas que indicam a falta deste mineral. Normalmente o problema está associado à deficiência de cálcio ou potássio.
A deficiência pode ocasionar problemas musculares, dos ossos, anemia e até mesmo doenças cardíacas. Por isso, é fundamental realizar exames de rotina e adotar uma alimentação adequada.
O mineral pode ser encontrado em diferentes alimentos:
Espinafre;
Legumes;
Feijões;
Abóbora;
Banana;
Amêndoas;
Nozes;
Arroz integral;
Chocolate amargo;
Castanha-de-caju.
Tipos de magnésio
Cloreto de magnésio
Esse é um dos tipos de magnésio mais comum. Possui uma absorção moderada e pode ser utilizado pela maioria das pessoas. Costuma ser amargo e se consumido em grande quantidade pode causar diarreia, porém, há a opção de consumi-lo em cápsulas. Ajuda no sistema digestivo e na imunidade.
Citrato de magnésio
O citrato ajuda em problemas de constipação e apresenta efeitos colaterais menores e uma capacidade de absorção maior.
Carbonato de magnésio
O seu uso é indicado como antiácido e indicado para tratar hipercloridria, refluxo gastroesofágico, gastrite e outros problemas gastrointestinais.
Magnésio dimalato
Ajuda na redução do stress, ansiedade e depressão. Também pode ajudar nas dores no peito, arritmias cardíacas e reduzir dores musculares ou associadas à fibromialgia e à osteoporose.
Magnésio quelato
O ingrediente quelato apresenta alto teor do mineral e é umas das fontes de magnésio mais moderna. É indicado para casos de deficiência nutricional ou na alimentação.
Magnésio Glicil Glutamina
Este tipo de mineral ajuda na resposta imunológica, na síntese proteica, na recuperação da massa muscular e no sistema digestivo. É indicado para pessoas que praticam atividade física.
Magnésio treonato
Estudos indicam que este tipo de mineral pode melhorar a função cognitiva e a função neural. Além disso, pode ajudar na memória, na redução da ansiedade e do stress.
Magnésio taurato
Indicado para atletas, devido à sua capacidade de atuar como um antioxidante em treinos de resistência e por atuar de forma a reduzir a fadiga muscular.
É importante conversar com o seu médico para saber os possíveis efeitos colaterais e indicações de cada tipo de magnésio.
Benefícios
Fortalece os ossos;
Diminui o risco de hipertensão e doenças cardíacas;
Previne enxaqueca e dores de cabeça;
Combate a azia e a má digestão;
Ajuda na depressão e ansiedade;
Previne problemas de contração muscular.