Medicamentos naturais para a menopausa: sim ou não?

Os inúmeros sintomas da menopausa podem causar dificuldades no desempenho de tarefas diárias.

É possível utilizar remédios naturais para a menopausa? Não existem curas milagrosas para a redução dos sintomas da menopausa.

O que existem são mudanças relacionadas com qualidade de vida, que incluem alimentação, sono de qualidade, gerir o stress, prática de exercícios e outras atividades de lazer. A reposição hormonal, quando indicada elo médico, pode também ser uma peça de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida.

Mesmo sendo um evento fisiológico inevitável, os efeitos negativos da menopausa não podem ser considerados como uma consequência “normal”.

Através de ajuda médica é possível promover a qualidade de vida mesmo perante o declínio hormonal.

 

A menopausa ocorre por volta dos 45-52 anos e manifesta-se através de uma ampla lista de sintomas. Porém, o evento inicia-se muito antes do período comumente associado a ele, podendo comprometer drasticamente a qualidade de vida da mulher.

Ondas de calor, suores noturnos, irritabilidade, insónia e cansaço são apenas alguns dos sintomas sentidos pelas mulheres neste período.

Há muitos remédios naturais que ajudam a restaurar o equilíbrio hormonal e aliviar os efeitos indesejados da menopausa.

Maca
É uma raiz benéfica para todo o sistema endócrino do organismo. Ajuda a equilibrar as hormonas, restaurar glândulas, e melhora a capacidade do corpo em lidar com o stress de todos os tipos, incluindo alterações hormonais.

Cohosh preto
É uma erva utilizada há centenas de anos por nativos americanos para tratar desequilíbrios hormonais, como cólicas menstruais e sintomas da menopausa. Ervanários usam o seu extrato para uma grande variedade de sintomas ligados a hormonas, e ela pode ser uma boa solução para as ondas de calor, irritabilidade, alterações de humor e insónia.

Óleo Essencial de Sálvia
Devido às suas propriedades estrogénicas, o óleo essencial de sálvia pode ser um bom remédio para ajudar a equilibrar as hormonas e aliviar as ondas de calor da menopausa.

Vitamina C
Ondas de calor também podem ser sinal de que as glândulas adrenais (glândulas que ficam acima dos rins e ajudam o corpo a lidar com todos os tipos de stress) estão sobrecarregadas. Evite a cafeína e aposte na vitamina C.

Ginseng
O ginseng também estimula as glândulas suprarrenais e pode contribuir para a melhoria dos sintomas da menopausa.

Trevo vermelho
Ajuda no equilíbrio hormonal do corpo graças a substâncias estrogénicas naturais contidas nele, conhecidas como isoflavonas.

 

Ler Mais