Quando paramos de aprender? Se tudo correr bem, nunca.
Este é um pensamento “base” que ajuda muitas pessoas a continuar a persistir no seu autodesenvolvimento pessoal e profissional. Nunca é tarde para mudar de vida, conquistar novos objetivos ou obter melhores resultados. Com uma mentalidade positiva é possível encontrar novas respostas e novos “caminhos” capazes de transformar (para melhor) a sua vida.
Ao falar de desenvolvimento pessoal, falamos de trabalhar um qualquer novo skill que nos torne melhores. Seja a nível emocional ou algo mais tangível, o importante é dar os passos corretos para atingir um novo objetivo. Existem certamente aspetos da sua vida que gostaria de melhorar, é assim importante que os defina e que trabalhe no sentido de os modificar. Certas ferramentas vão ajudá-lo a concretizar esse processo.
[Leia também: Sem medos! Estes são os 3 tipos de “desculpas” que o estão a impedir de evoluir]
Quais são então os skills fundamentais que todos devemos dominar? De acordo com a especialista em tecnologia do bem-estar Tchiki Davis, existem alguns aspetos-chave que todos devemos procurar enriquecer na nossa jornada de desenvolvimento pessoal. Conheça-os aqui.
- Defina um objetivo
Antes de tudo o resto é fundamental que entenda onde quer chegar e por onde quer ir. Não serve de nada acumular diversos skills que não o vão ajudar a concretizar os seus objetivos. Primeiro escolha 2 ou 3 aspetos que deseja melhorar na sua vida, e só após esse momento deve começar a analisar quais as melhores “ferramentas” para os conseguir concretizar.
- Desenvolva o seu espírito empresarial
Todos podemos beneficiar ao entender um pouco melhor como funciona a mente de um empresário. Mesmo que não tenha qualquer interesse em criar um negócio, a verdade é que estas pessoas podem inspirar-nos a ser mais inovadores, mais flexíveis e mais capazes de juntar pessoas para atingir um objetivo comum. Ao desenvolver o seu espírito empresarial estará melhor preparado para se adaptar a quaisquer novas circunstâncias que possam surgir, permitindo que atinja de forma eficaz os seus objetivos.
- Desenvolva uma mentalidade de crescimento constante
Se tem uma mente muito presa e fechada então é provável que evite enfrentar certos desafios que teriam o potencial de o ajudar a crescer ainda mais. O medo de falhar e de cometer erros pode impedir fortemente o nosso crescimento, impossibilitando que experimentemos coisas novas, diferentes. Apenas através de novas experiências e do contacto com novas pessoas podemos alargar os nossos conhecimentos. Ao assumir uma mentalidade de constante crescimento estará a garantir que irá procurar sempre novos desafios desconhecidos que o vão ajudar a crescer no futuro.
- Desenvolva resiliência
A resiliência é um skill fundamental na vida de qualquer pessoa. Saber lidar com as frustrações e com os falhanços sem perder motivação é um quase “super-poder” que nos coloca num trajeto rumo ao sucesso. Estar preparado para a possibilidade de falhar e não deixar que isso o faça deixar de tentar é algo absolutamente determinante não só para o seu sucesso profissional, como também para a sua felicidade e bem-estar emocional. Desenvolva a sua capacidade de controlo emocional e estimule a sua positividade para ganhar resiliência.
- Desenvolva mecanismos de relaxamento
Altos níveis de stress e ansiedade não são apenas maus para a sua saúde. Podem igualmente representar um elevado risco para o seu sucesso profissional, na medida em que nos paralisam e afetam o nosso correto funcionamento emocional. É fundamental que conheça e aprenda estratégias e exercícios de relaxamento que o possam ajudar em momentos críticos de maior stress. Ser capaz de identificar estes “picos” e saber como os controlar é algo que irá mudar a sua vida.
- Desenvolva uma bússola moral capaz de o guiar
Nem sempre é fácil viver de acordo com os nossos princípios, respeitando os valores que consideramos essenciais. No entanto se não definirmos um conjunto de ideias ou valores importantes para nós, é provável que acabemos por nos sentir algo perdidos, sem rumo. Ninguém deseja acordar um dia e perceber que nos tornámos em alguém que não conseguimos identificar ou respeitar. Seja quais forem os seus valores – p.e bondade, curiosidade, criatividade, determinação – o importante é que esteja consciente deles e tome decisões alinhadas com estes seus objetivos finais.
[Leia também: 5 dicas essenciais para se tornar numa pessoa mais resiliente]