Há aparelhos geradores de calor que exigem mais energia do que outros. Por isso, um dos aparelhos que deve ser monitorado com atenção é o secador de cabelo , pois é um eletrodoméstico geralmente utilizado em casas de banho, onde o ambiente é mais húmido.
Este aparelho tem uma função muito simples: secar os cabelos molhados através da emissão de ar quente , que pode ser regulado manualmente em vários níveis. No entanto, foi concebido para ser utilizado em ambientes secos, pelo que a sua utilização em divisões como a casa de banho, onde se acumulam vapor e água com a utilização do duche, facilitará o aparecimento de riscos .
Neste caso, deve-se ter especial cuidado, pois o secador não poderá entrar em contato com a água se estiver ligada à rede elétrica. O isolamento elétrico pode falhar, permitindo que a corrente seja direcionada para fora do aparelho e causando choque elétrico a qualquer pessoa em contato com ele.
O secador gera muito calor quando em funcionamento, também pode causar incêndio se não for utilizado corretamente. Se for deixado perto de superfícies húmidas ou de itens facilmente inflamáveis, o superaquecimento que produz pode causar incêndio .