O Daltonismo é uma limitação não visível que afeta 10% dos homens e 0,5% das mulheres, não lhes permitindo identificar as cores.
Sendo uma insuficiência visual que impossibilita a capacidade de distinguir várias cores, o Daltonismo é resultado da transmissão hereditária, derivando de uma lacuna genética associada ao cromossoma X. A condição é frequentemente chamada de daltonismo, em homenagem a John Dalton, o cientista que, no século XVIII, descreveu a patologia pela primeira vez e que era daltónico.
Código de Identificação de Cores para Daltónicos ColorADD e viu a sua primeira implementação em espaço público acontecer em 2010. 14 anos depois, são cerca de uma centena os países que já adotaram a linguagem única, universal e integradora criada pelo Designer Miguel Neiva, nos mais diversos setores e com inúmeras aplicabilidades que permitem a orientação, escolha e independência aquisitiva por parte dos Daltónicos.
Numa sociedade onde a Cor é um elemento estrutural e quase omnipresente na comunicação e informação que nos é transmitida, o ColorADD apresenta-se como um recurso que permite a identificação da cor, sendo único, integrador, universal e transversal à sociedade e aos mercados.
Dos Transportes Públicos aos Hospitais e Unidades de Saúde, passando pelas Praias, Setor Têxtil, Indústria Farmacêutica, Grandes Eventos, Setor Automóvel, Centros Comerciais, Cidades e Territórios, Jogos e Material Didático são incontáveis os produtos, espaços e equipamentos onde o ColorADD pode ser encontrado em todo o Mundo.
Em 2024 são já mais de 70 os Municípios Inclusivos pela Cor em Portugal Continental e Ilhas, que abrangem cerca de 8 Milhões de portugueses.
Este ano fica marcado pelo estabelecimento de mais de 30 novas parcerias internacionais estratégicas, com destaque para o Brasil onde existem mais de 9 Milhões de daltónicos. São 7 novos Centros Comerciais do Grupo NIAD que promovem e alfabetizam os seus usuários diariamente com uma linguagem que chega à indústria mall no Brasil; o Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro (RIOgaleão) onde a acessibilidade pela cor passa a estar garantida com o projeto em curso; a Mundo Galápagos, a maior editora de jogos de sociedade daquele país que leva o sucesso Sea, Salt & Paper em português até ao Brasil e prepara novas edições Colorblind Frendly, e a TRIS do grupo Summit, um dos players de maior referência na comercialização e distribuição de material escolar e office que se apresenta como a primeira empresa do setor a lançar produtos acessíveis para daltónicos.
Em Espanha destacamos a parceria com o Hospital de Santa Creu i Sant Pau, em Barcelona, sendo o primeiro Hospital ColorADD no país vizinho, ao que se juntam todos os Hospitais do Grupo Ribera Salud. Destaque ainda para a massificação na adoção do sistema de identificação de cores nas bandeiras de praia, com referência para o protocolo de parceria com a Bandeira Azul daquele país. No setor dos Transportes Públicos referência especial ao projeto CRTM (Consórsio Regional de Transportes de Madrid) que adota o sistema ColorADD no Intercambiador de Moncloa, no coração da Capital de Espanha por onde circulam mais de 57 Milhões de passageiros por ano.
De resto, o ano em Espanha é marcado ainda pela estreia do sistema ColorADD num Centro Comercial na Região da Galiza – o Vilalia Estación Vigo e pelo reforço da presença do Programa ColorADD nas Escolas em Madrid, Lugo e Vigo.
A parceria com a Bandeira Azul da Grécia reforçou o trabalho que se vinha levar a cabo nas praias daquele país, tendo sido desenvolvido um sistema que identifica, no site da Bandeira Azul, a cor da bandeira do estado do mar de cada praia em tempo real, com a devida identificação da cor para a população daltónica.
Dando continuidade a uma parceria instituída em todos os Centros Comerciais da Ibéria do Grupo Klépierre, 2024 é o ano que marca a estreia do Primeiro Centro Comercial com acessibilidade universal para daltónicos em França. O Belle Épine, em Thiais, Paris, recebe 13 Milhões de visitas anualmente e junta-se a novas parcerias naquele país como o grupo Asmodee e as editoras Palladis Games e Matagot, no setor jogos de sociedade.
O sistema ColorADD, com mais de 30 distinções e prémios atribuídos a nível nacional e internacional, viu o ano de 2024 juntar a estes reconhecimentos o galardão World Inclusion Award 2024, entregue pela IFIP na sede da UNESCO em Paris, em março deste ano.