<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Dia Mundial da Hipertensão: rastreios gratuitos alertam para os perigos da “doença silenciosa”

9 Maio 2025
Forever Young

Identificar novos casos, sensibilizar para a importância de manter os valores da pressão arterial controlados e incentivar a adesão à terapêutica são alguns dos objetivos desta iniciativa da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

Quando as doenças são silenciosas, o desafio do tratamento é ainda maior, como mostram os dados do estudo ‘Adesão à Terapêutica, barreiras, consequências e soluções – a Visão dos Portugueses’, que confirma que cerca de um quarto (24,8%) dos doentes crónicos em Portugal admitem esquecer-se frequentemente da medicação e 16,4% acabam por não a tomar. No caso da hipertensão arterial, a ausência de sintomas leva muitos a subestimarem a gravidade da sua condição e a importância do tratamento. É para combater esta realidade que a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) organiza, no âmbito do Dia Mundial da Hipertensão, uma campanha de rastreios gratuitos, com um duplo objetivo: identificar novos casos desta doença silenciosa e sensibilizar para a importância de manter os seus valores tensionais controlados, prevenir complicações cardiovasculares e melhorar a adesão ao tratamento.

No próximo dia 10, a edição deste ano da Feira da Educação e da Saúde, que se realiza no Jardim Vasco da Gama, em Belém, vai ser palco, entre as 10h00 e as 17h00, de rastreios e partilha de informação. Rastreios que vão também decorrer no dia 15, no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, abertos a toda a comunidade.

“A questão da hipertensão está longe de estar resolvida”, refere Fernando Gonçalves, presidente da SPH. “Temos problemas de prevenção, problemas de diagnóstico e temos problemas de adesão à terapêutica, assim como dificuldades de acesso dos doentes aos médicos”, pelo que considera iniciativas como estas importantes para sensibilizar e informar, não só a população em geral, mas também os profissionais de saúde.

Ações que ajudam a reforçar a partilha de informação e a literacia em saúde, que é um dos objetivos da Missão 70/26, uma iniciativa pioneira da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), em parceria com a Servier Portugal, que tem como objetivo controlar, até 2026, 70% dos doentes hipertensos com idades entre os 18 e os 64 anos, vigiados nos Cuidados de Saúde Primários*, e que, a menos de um ano de chegar ao fim, mostra uma tendência muito positiva. “Temos notado uma evolução crescente e acreditamos que vamos atingir o nosso objetivo. Começámos com um valor de metade, ou seja, só 52% daquelas pessoas entre os 18-64 anos que eram seguidas nos Cuidados de Saúde Primários tinham os seus valores controlados e podemos dizer que neste momento estamos com uma evolução positiva”, confirma Rosa de Pinho, presidente cessante da SPH para o biénio 2023-2025. Resultados que não deixam dúvidas: a Missão está no caminho certo.

Há ainda muito a fazer, sobretudo no que diz respeito às barreiras que os doentes hipertensos enfrentam no controlo da sua doença. Barreiras que, segundo Rosa de Pinho, se prendem com o facto de “a hipertensão ser uma doença silenciosa, que não dá sintomas, pelo que a pessoa, se não for procurar alguém para lhe medir a pressão arterial, não vai perceber se esta está elevada. Depois, sobretudo para algumas pessoas mais jovens, é ainda um pouco confuso terem de tomar medicação quando não sentem nada”.

Aqui, junta-se o facto de os doentes hipertensos não terem só hipertensão, mas, “muitas vezes, outros problemas de saúde, que fazem com que tenham a pressão arterial mais alta, nomeadamente excesso de peso. Em termos de custos, o nosso Ministério da Saúde comparticipa, em muitos, estes fármacos, mas a comparticipação poderia ser superior, como acontece com outras patologias, assim como podia haver também mais apoio para a aquisição dos aparelhos de medição da pressão arterial, que tornaria mais fácil medir em casa”.

Há ainda, refere a médica, a questão da literacia, ou falta desta. “Apesar das pessoas estarem mais conscientes hoje em dia, penso que ainda temos muito trabalho para fazer, porque ainda não percebem bem o impacto que a hipertensão pode ter, sobretudo em termos de incapacidade”, refere Rosa de Pinho, que defende “uma parceria com o Ministério da Educação, para que se possa começar mais cedo, nas escolas, a falar sobre estes temas”.

 

Mais Recentes

Cientistas descobrem relação entre dentaduras e a saúde mental de adultos com mais de 65 anos

há 2 minutos

Este é o signo do novo Papa: nascido Robert Prevost e eleito Leão XIV

há 22 minutos

Se tem mais de 60 anos saiba que o treino de resistência ajuda a combater a insónia, diz estudo

há 42 minutos

Papa Leão XIV: o gesto comovente com o qual demonstrou grande afeto por Francisco

há 1 hora

Cabelo: 8 tons que são tendência em 2025

há 1 hora

As 6 regras de Elon Musk para ser produtivo e bem-sucedido no trabalho

há 2 horas

Papa Leão XIV: tem uma equipa preferida, mas a sua modalidade favorita não é o futebol

há 2 horas

Vencedor do The Voice Portugal dá concerto no Alentejo Marmòris Hotel & Spa

há 2 horas

Já só pensa no derby de amanhã? Há descontos para receber cerveja e comida em casa

há 3 horas

Altis Avenida Hotel marca presença no guia Condé Nast Johansens

há 3 horas

A nova carta do Varanda de Lisboa celebra a tradição com inovação à mesa

há 3 horas

Papa Leão XIV: conheça a relação com Walt Disney, Harrison Ford e Michelle Obama

há 4 horas

Sem desperdícios: saiba como congelar abacate

há 4 horas

As 10 cores de verniz que serão tendência até ao fim do ano

há 4 horas

Com estas dicas saiba como congelar a couve corretamente

há 5 horas

Chá de casca de abacaxi: conheça os diversos benefícios para a saúde

há 5 horas

Saudável e muito saboroso: aprenda a fazer bolo de cenoura com aveia

há 5 horas

Estas 4 características tornam os homens irresistíveis para as mulheres

há 6 horas

Cuide da sua saúde: 7 sinais de que está a ficar doente

há 6 horas

3 signos do zodíaco entram num período de prosperidade hoje

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.