<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Diabetes tipo 1: «Estamos a dar um passo inovador no tratamento da doença», Filipa Espada, pediatra

Sandra M. Pinto

A diabetes tipo 1 é uma doença que afeta 30 mil em Portugal, 5 mil das quais serão crianças e jovens.

Portugal está a dar um passo muito importante e inovador na modernização do tratamento da diabetes tipo 1.

Recentemente, o Infarmed anunciou a possibilidade de os doentes adquirirem bombas de insulina nas suas farmácias locais, indo posteriormente ao hospital inserir estas bombas. Esta é uma mudança inovadora, única em Portugal, que representa um avanço considerável no tratamento da diabetes tipo 1 e permite que mais pessoas beneficiem de um controlo glicémico mais preciso e uma melhor qualidade de vida.

A prescrição destes dispositivos só poderá ser realizada por especialistas em medicina interna, endocrinologia e pediatria, desde que devidamente autorizados e identificados pelos centros de tratamento, garantindo, assim, a proximidade entre doentes e os seus especialistas de referência.

Estes dispositivos médicos abrangidos por este regime excecional são comparticipados a 100% pelo Estado no seu preço, quando destinados a beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e passam agora a ser dispensados em farmácia de oficina, refere em entrevista á Forever Young, Filipa Espada, pediatra, na ULS de Matosinhos.

Veja a entrevista aqui: