Isto não é mais do que uma depressão pós-férias, um conjunto de sintomas associados a uma resposta de humor (desânimo, desesperança, tristeza).
O estado de humor pode ser caracterizado por outras emoções como raiva, aborrecimento ou medo. É possível que surjam dificuldades de concentração, insónias, falta de energia e alguns sintomas físicos como dores musculares, dores de cabeça e problemas gastrointestinais. Esta sintomatologia habitualmente é transitória e ligeira, constituindo respostas normais e adequadas ao contexto ainda mais numa altura que muitos estão a voltar ao trabalho presencial depois de um longo período de trabalho remoto.
Como superar a volta ao escritório? A equipa da PronoKal Portugal dá algumas dicas úteis.
Disfrute o dia no seu espaço de trabalho. Criar um espaço de trabalho confortável e personalizado pode melhorar o seu humor. Tente acrescentar apontamentos simples, como uma fotografia dos filhos, uma planta ou a sua caneca favorita. Se puder enfrente os primeiros dias com calma, organize as tarefas pendentes, comece pelas mais fáceis e arranje um tempo para sociabilizar com os colegas de trabalho.
Mantenha-se centrado no momento presente e fomente um pensamento positivo. Durante o período de férias é possível que a sua atenção esteja mais vezes no momento presente, a disfrutar os dias de verão. Quando voltamos ao trabalho temos uma tendência a voltar ao automatismo, antecipar problemas que pensamos que estão por vir ou remoer acontecimentos do passado. Dedique 15 minutos do seu dia para focar a atenção no tempo presente. Um bom exercício pode ser feito durante uma refeição: preste atenção a todos os detalhes como a cor e o sabor de cada alimento ou as sensações agradáveis que ele provoca, o ritmo da mastigação, e repare como pouco a pouco sente-se saciado.
Uma das principais razões pela qual nos sentimos tristes ou frustrados é a falta de atividades prazerosas no nosso dia a dia. Faça uma lista de 3 prazeres que pode dar a si mesmo diariamente. Escolha um desses três prazeres e decida por quanto tempo, e a que horas do dia, é que vai disfrutar deste prazer. Permita-se a este momento todos os dias.
Durma bem e alimente-se corretamente. Para garantir que tem energia suficiente para enfrentar estes primeiros dias de regresso ao trabalho que tanto nos exigem, não se esqueça de fazer as refeições equilibradas, nutritivas e nos horários corretos. Dormir cerca de 8h por dia e beber no mínimo 1,5 litros de água são outros clássicos que não devemos esquecer.
Planeie mudanças necessárias e positivas. O fim das férias é uma boa altura para fazer uma revisão nos objetivos que acabam por ser postos de lado. Comece algo novo ou retome antigos sonhos esquecidos!