Partilhar

Dietas ioiô e os seus (péssimos) efeitos para conhecer aqui

E para não as fazer.

24 Fevereiro 2023
Sandra M. Pinto

Iniciar um processo de perda de peso requer consciência e perseverança para atingir o objetivo desejado. Embora a teoria seja clara, na prática podem existir muitas razões, que variam dependendo da pessoa e da sua situação e que podem levar ao abandono do processo de perda de peso, tais como, a falta de motivação ou não ter o apoio adequado. Nestes casos, a consequência é sempre a mesma: o peso perdido é recuperado, conduzindo ao temido “efeito ioiô”.

 

Neste sentido, de acordo com o inquérito* realizado pela PronoKal, 65,8% das pessoas definem o efeito de recuperação como o ganho do peso perdido após uma dieta ou tratamento de emagrecimento. Além disso, é evidente que isso ocorre porque os maus hábitos anteriores à dieta são recuperados (57,9%) ou se o fator emocional ligado à alimentação não é tratado (21,1%). Segundo estes resultados, o efeito ioiô não é necessariamente atribuído à metodologia ou à dieta utilizada para perder peso.

 

Nesta linha, a ciência indica que a recuperação do excesso de peso está intrinsecamente ligada à patologia da obesidade, uma doença crónica de natureza multifatorial e com uma elevada prevalência mundial, que está associada a complicações potencialmente graves e requer uma abordagem multidisciplinar devido ao seu grande impacto clínico e aos elevados custos em cuidados de saúde. Isto é apoiado em estudos** por diferentes sociedades médicas, como a Sociedade Espanhola para o Estudo da Obesidade, posicionando a abordagem abrangente e multidisciplinar como a mais apropriada para os pacientes com esta patologia.

 

Como evitar o efeito ioiô

Segundo o questionário, mais de 50% das pessoas que fizeram algum tratamento de perda de peso, consideram que o efeito ioiô pode ser evitado com a incorporação de hábitos saudáveis.

 

A abordagem PronoKal baseia-se em cinco passos que levam o paciente da perda de peso até um novo estilo de vida saudável. Nas três primeiras etapas perde-se a maior parte do peso, no entanto, a chave do Método reside nas duas últimas fases quando, aos diferentes grupos alimentares são gradualmente introduzidos e os novos hábitos adquiridos sejam integrados no estilo de vida de cada paciente.

 

A última etapa do método está focada na manutenção e é baseada em alimentos de dieta mediterrânea, considerada por 62% dos inquiridos como a melhor opção para evitar o efeito ioiô, contrastando com quase 70% dos inquiridos que atribuem um maior efeito de recuperação do peso aos comprimidos e/ou injeções e com 71% dos inquiridos que reconhecem ter recorrido a algum medicamento para emagrecer que recuperaram totalmente o peso perdido ou até mais.

 

Da fome emocional à alimentação consciente

25% das pessoas inquiridas relataram ter ganho ainda mais do que o seu peso inicial devido a não abordar o fator emocional ligado à alimentação, como por exemplo, a ansiedade. Práticas como comer determinados alimentos como forma de recompensa ou conforto, aquilo a que chamamos “alimentação ou fome emocional”, pode ser uma barreira à eficácia das intervenções a longo prazo para a obesidade e o excesso de peso.

 

Face a este problema, a PronoKal, que tem uma metodologia de coaching, acompanha os seus pacientes com especialistas em coaching ou apoio psicoemocional que são responsáveis por ajudar o paciente no processo de incorporação de novos padrões de comportamento, pensamento e gestão das emoções ligadas à alimentação. “Na PronoKal trabalhamos a dimensão emocional em duas direções. Por um lado, ajudamos as pessoas a ligarem-se à sua motivação. Por outro lado, trabalhamos com elas no programa CRC (Change of Relationship with Food) no qual, através da formação em alimentação consciente, a pessoa descobre o que é a fome emocional, como identificá-la e como geri-la”, diz Pilar Morales, chefe do Departamento de Coaching da PronoKal, que trabalha para reeducar os pacientes e orientá-los para a alimentação consciente.

Mais Recentes

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 9 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 10 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 11 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 11 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 12 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 12 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 12 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 13 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 13 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 13 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 14 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 15 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 15 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 16 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 16 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 17 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 18 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 18 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 18 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.