Manter a ordem no armário de casa pode ser um grande desafio, principalmente quando falamos de peças muito volumosas, como casacos longos. Essas roupas, essenciais para enfrentar os meses frios nas melhores condições, tendem a ser arrastadas e dobradas noo chão do armário, fazendo com que fiquem deformadas.
Existe um método japonês para guardar casacos longos sem cabides, para o qual devemos recorrer à conhecida Marie Kondo, criadora do método KonMari.
O principal problema dos casacos longos tem a ver com a falta de espaço vertical em muitos armários, o que faz com que, quando pendurados, acabam arrastados pela área inferior dos armários.
A chave para evitar este tipo de problema é reorganizar os armários, pelo o que devem ser utilizados métodos inovadores para otimizar o espaço disponível. Algumas soluções tradicionais como usar capas protetoras ou ajustar a barra do armário podem ajudar, mas nem sempre resolvem completamente o problema.
O método japonês pensado para guardar casacos longos sem cabides baseia-se nas técnicas da própria Marie Kondo, apostando numa técnica eficiente e compacta para guardar este tipo de roupa de forma simples, confortável e adequada.
Este truque foi divulgado no TikTok por Lucía Lipperheide (@homes.styles), que, inspirada em diferentes técnicas japonesas, idealizou a solução para acabar com o problema dos casacos longos.
Para colocá-lo em prática, deve começar por colocar a roupa sobre uma superfície plana, espalhando o casaco, colocando as costas para cima e certificando-se de alisar as rugas para evitar que causem marcas que serão posteriormente visíveis quando a roupa for colocada.
A seguir, deve-se dobrar as mangas para dentro, trazendo-as para a parte de trás do casaco e alinhando-as com as laterais para diminuir a largura da peça. Esta etapa garante que a peça fique mais compacta e não haja deformações.
Por último, deve-se fazer a dobra final, para a qual dobramos a parte inferior do casaco em direção ao centro e depois baixamos a parte superior até que ambas coincidam. Este método cria um bloco compacto que pode ser armazenado numa prateleira ou caixa sem problemas, economizando muito espaço no armário.