Partilhar

Diga adeus aos dias com 24 horas: a partir desta data, os dias na Terra durarão 25 horas

Os dias na Terra estão a tornando-se mais longos, embora esse seja um processo que progride muito lentamente devido à interação gravitacional entre o planeta e a Lua.

24 Fevereiro 2025
Forever Young

Desde crianças aprendemos que um dia tem 24 horas, pois é o tempo que o planeta Terra leva para girar no seu próprio eixo. Para ser mais exato, um dia agora dura 23 horas, 56 minutos e 4 segundos . Mas não é um tempo fixo, pois muda dependendo da estação do ano. O movimento de rotação também mudou ao longo do tempo, e mais exatamente ao longo dos 4,43 bilhões de anos desde a existência do Planeta Azul . Isso significa que a duração dos dias também está a mudar e está a afastar-se das 24 horas que conhecemos hoje.

Um grupo de cientistas publicou um estudo indicando que, devido a essas mudanças , espera-se que a Terra tenha dias de 25 horas . Porque o nosso planeta gira em torno de seu próprio eixo que passa pelos polos Norte e Sul (no movimento de rotação), mas também se move à volta do Sol (translação). Graças a isso, existem o dia e a noite, assim como as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Mas por que está esse movimento de rotação da Terra a diminuir? Primeiro, os dias estão a ficar mais longos devido à interação gravitacional com o Sol e a Lua . Esse fenómeno é chamado de desaceleração da rotação da Terra. A gravidade da Lua causa marés na Terra, e o atrito entre as marés do oceano e o fundo do mar desacelera a rotação da Terra. É por isso que os dias ficam 1,7 milissegundos mais longos a cada século.

A Terra terá 25 horas daqui a cerca de 200 milhões de anos.

Mais Recentes

Entre brunches, massagens e quinta com animais, a Savoy Signature propõe uma Páscoa cheia de delícias

há 3 minutos

Jantar Sensorial assinado por quatro Chefs no Restaurante Convertidas

há 1 hora

“Bomfim 1896” abre portas para servir o tradicional almoço de Páscoa com um menu exclusivo

há 2 horas

Celebre a Páscoa em família com um brunch especial no Sheraton Lisboa

há 3 horas

Nespresso partilha as receitas ideais para esta época festiva

há 4 horas

Baião nomeado como Europe’s Leading Emerging Destination 2025 nos 32ª edição dos World Travel Awards

há 5 horas

Chocolate do Dubai agora também é um perfume: Kayali assinala o aroma mais irresistível do ano 

há 5 horas

Quinta Nova arranca celebrações de 20 anos de enoturismo com menu temático inspirado na obra de Eça de Queiroz

há 6 horas

Hospital de Cascais implementa Projeto VéloPsiq

há 7 horas

L’Égoïste Bar & Restaurant reinventa os sabores da Páscoa num almoço para toda a família

há 8 horas

Uma Páscoa em família com um Brunch à portuguesa no InterContinental Porto

há 8 horas

Buffet de domingo, bem-estar no spa e chocolates irresistíveis: venha conhecer um programa de Páscoa muito especial

há 9 horas

Um convite suculento: reuna amigos, família e muito, muito apetite

há 1 dia

Gigantes pré-históricos invadem a Lourinhã

há 1 dia

“Burn”: conheça as descobertas revolucionárias para queimar gordura

há 1 dia

Costa Deliziosa regressa ao Mediterrâneo após concluir o cruzeiro Volta ao Mundo 2025

há 1 dia

W Algarve lança programação para a semana de Páscoa

há 1 dia

Como lidar com as reuniões familiares nesta época festiva

há 1 dia

Hotéis Valverde celebram a Páscoa com programas especiais em Lisboa, Sintra e Santar

há 1 dia

“à Mesa com a Vista Alegre” espera por si numa viagem pela marca

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.