Dizem os especialistas que é a refeição mais importante do dia. Mas há um alimento que jamais deve incluir no seu pequeno-almoço

Começar o dia alimentando-se bem faz toda a diferença para a saúde. Mas existe um alimento que pode estar a boicotar essa sua boa intenção.

Assim, é preciso estar atento pois há um alimento disfarçado de saudável que muitos têm o costume de comer ao pequeno-almoço, mas que de saudável não tem nada. Falamos dos cereais industrializados, consumidos tanto por adultos e como por crianças.

Apesar de parecer saudável, este produto é muito rico em açúcar, gorduras más e aditivos artificiais. Desta forma, e em consequência do seu consumo, aumentam os riscos de diversas doenças, como diabetes, colesterol alto e obesidade.

Os especialistas consideram que os cereais industrializados são um produto de “calorias vazias”, porque o seu valor calórico não fornece quantidades significativas de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, fibras, proteínas, carboidratos complexos e gorduras boas.Desta forma, aconselham que o melhor é substituir os cereais por opções mais saudáveis, como castanhas, sementes, aveia, iogurtes e ovos.

Mas há mais, porque devido ao fato de ser rico em substâncias más, os cereais industrializados aumentam o risco de doenças cardiovasculares e respetivas s complicações, como enfarte e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Além disso, o seu consumo regular pode provocar o envelhecimento precoce, dando campo de atuação para o surgimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla.