Existem vários tipos e com causas distintas, sendo necessário identificá-las numa fase inicial para as combater e dependendo da causa decidir qual ou quais as melhores escolhas em termos de nutrição para aliviar a dor, refere Sofia Pinto, Nutricionista Holmes Place Constituição.
.De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 75% da população, entre os 18 e os 65 anos, sofre de dores de cabeça (as mais frequentes são as enxaquecas ou cefaleias de tensão). Em Portugal, estima-se que 1 em cada 7 adultos sofra de enxaquecas, sendo as mulheres as mais afetadas.
Existem enxaquecas complicadas, que se identificam como uma dor sempre forte que ataca apenas um lado da cabeça causando náuseas, sensibilidade à luz, impedindo o normal funcionamento do dia-a-dia da pessoa. A melhor solução para as prevenir é ingerir riboflavina, mais conhecida por vitamina B2. Esta melhora o desempenho do cérebro e ajuda a manter a energia das células musculares, podendo reduzir em 48% a probabilidade de ter enxaquecas.
Espargos, cogumelos e quinoa são os melhores alimentos para manter as enxaquecas bem longe.
Por vezes a causa da dor de cabeça pode ser hormonal, por exemplo associada à fase menstrual, sendo que a sua origem está no estrogénio, daí que as mulheres acabam por sofrer mais deste tipo de dor de cabeça do que os homens. Aqui, a melhor solução são os alimentos ricos em magnésio. Os alimentos mais eficazes para combater este tipo de dor de cabeça são os espinafres, as hortaliças, a batata-doce, as bananas, as amêndoas e as sementes de girassol e abóbora.
Outra causa pode ser a tensão, sendo que esta dor de cabeça caracteriza-se por uma sensação apertada na cabeça, por norma associada ao stress e à tensão dos músculos do pescoço. Para lutar contra este tipo de dor é essencial ingerir alimentos ricos na coenzima Q10, um poderoso antioxidante responsável pela produção de energia no nosso corpo. Opte por ovos, atum ou cavala, brócolos e couve-flor.
Existem muito mais tipos de dores de cabeça, mas seja qual for o tipo de dor a principal causa é a desidatração! Opte por ingerir bastantes líquidos: beba água e espere uns minutos para ver se a dor diminui de intensidade.
Existem outros fatores que podem desencadear uma dor de cabeça como: as perturbações do sono, stress ou ansiedade, maus hábitos alimentares e até mudanças bruscas de temperatura. Alguns estudos indicam que, aproximadamente, 30% dos casos de dor de cabeça estão associados à ingestão de determinados alimentos, ou à falta de alguns nutrientes ou ainda ao jejum prolongado, sendo que este último é muitas vezes desvalorizado.
Os melhores alimentos para a dor de cabeça são:
Água: Um organismo desidratado está mais suscetível a crises de dor de cabeça. Por isso, beba mais água, ao longo do dia. Não se deve beber água apenas quando se sentir sede, pois aí já é sinal de desidratação. Deve-se beber água como hábito diário e forma de prevenção.
Café: Quem diria que este pequeno hábito ajuda a aliviar as dores de cabeça. Mas o café apenas ajuda a prevenir a dor de cabeça caso já tenha hábito de consumo diário, caso contrário não necessita começar a ingerir café para prevenir as dores de cabeça. A cafeína ajuda a contrair os vasos sanguíneos, proporcionando alívio da dor de cabeça.
Mas evite tomar grandes quantidades para não desidratar e iniciar uma dor de cabeça. Não consumir a dose de cafeína a que está habituado poderá provocar dor de cabeça. Recomenda-se no máximo 2 cafés por dia.
Melancia, Melão, Meloa, Morangos… (frutas ricas em água): A desidratação é das principais causas de dores de cabeça. Da próxima vez que estiver com fome e estiver com uma dor de cabeça, coma uma fatia de melancia. A melancia ou outra fruta rica em água como melão, meloa, morangos.. vão ajudar a hidratar o corpo.
Bananas: A banana é rica em vitamina B6 ótima para combater a dor de cabeça. Esta vai ajudar a aumentar os níveis de serotonina no cérebro, que age como um anti-depressivo. Logo, ajuda a diminuir a quantidade de dor que o corpo está a sentir. A vitamina B6 também ajuda a combater a fadiga mental.
Linhaça, Girassol e Abóbora: As sementes de linhaça, girassol e abóbora têm muitos benefícios diferentes ao nível da saúde por causa da presença de ácidos gordos tipo ómega-3. Estes ácidos ajudam a combater a dor de cabeça, graças às propriedades anti-inflamatórias.
Chás: A planta ligústica é usada há séculos pelos chineses em chás para afastar as dores de cabeça. Outro grande antídoto, também usado pelos chineses, é o gengibre, que funciona como um anti-inflamatório. Qualquer chá é composto sobretudo por água o que vai hidratar e combater a dor de cabeça, dependendo da planta ou raiz usada no chá o seu efeito poderá ser ainda mais potenciado.
Os Piores alimentos para a Dor de Cabeça são:
Bebidas alcoólicas: As bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho (principalmente o vinho tinto), possuem duas substâncias (histamina e tiramina) que afetam bruscamente o aparecimento de crises.
Leite e queijos curados: Produtos com leite na sua composição e todos os queijos são alimentos que contêm proteínas alergénicas podendo desencadear uma enxaqueca. Além disso, a presença da lactose pode agravar o quadro de dor.
Pastilha Elástica: Não é considerado um alimento mas o seu consumo frequente e em excesso, através do movimento repetitivo de mastigar, pode comprimir os músculos e originar uma dor de cabeça por tensão.
Sal: Muitas pessoas iniciam enxaquecas com a ingestão elevada de alimentos salgados. O sal vai aumentar a pressão sanguínea levando à dor de cabeça.
Comida chinesa e snacks: Muitos dos pratos chineses e snacks embalados estão recheados de glutamato monossódico. Muitas pessoas não absorvem corretamente este nutriente, provocando dores de cabeça.
Chocolate e Nozes: A tiramina, presente no chocolate e nas nozes, pode provocar o início de uma dor de cabeça, pois aumenta a pressão sanguínea causando a dor.
Se a dor de cabeça é algo frequente e pretende evitar, hidrate-se regularmente, evite ficar muitas horas sem comer, opte por consumir mais alimentos preventivos da dor de cabeça e evite os alimentos potenciadores da mesma.