Alterações musculares ou nos tendões
A dor muscular pode surgir após um esforço físico repentino, como depois de praticar exercício físico intenso ou ao usar sapatos desconfortáveis. Nestes casos, a dor geralmente surge ao final do dia e é, muitas vezes, sentida como “cansaço nas pernas”.
Tome um banho morno e deite-se com as pernas elevadas porque isso facilita a circulação sanguínea, reduzindo o cansaço.
Problemas articulares
Especialmente nos idosos, a dor nas pernas pode estar relacionada com problemas ortopédicos como artrite ou artrose. A dor pode não estar presente todos os dias mas tende a piorar ao realizar esforços, e reduz com o repouso.
Aplique uma compressa quente sobre a articulação afetada, como joelho ou tornozelo, durante cerca de 15 minutos.
Alterações da coluna vertebral
Quando a dor nas pernas se agrava com os movimentos da coluna, pode ser causada por lesões vertebrais. A estenose do canal vertebral pode causar dor moderada ou intensa com sensação de peso ou cãibra na região lombar, glúteos, coxas e pernas durante ao caminhar.
Coloque uma compressa morna no local da dor para aliviar os sintomas, mas o médico pode recomendar anti-inflamatórios e fisioterapia.
Dor ciática
Quando a dor nas pernas é provocada por alterações do nervo ciático a pessoa pode sentir dor no fundo das costas, glúteos e parte detrás da coxa, podendo haver também sensação de formigamento ou fraqueza nas pernas.
Coloque uma compressa morna no local da dor, deixando atuar durante 20 minutos. Evite esforços, levantar objetos pesados e, em alguns casos, pode ser preciso fazer fisioterapia.
Má circulação
A dor nas pernas causada por má circulação afeta principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas piora depois de passar algum tempo sentado ou de pé, na mesma posição.
Deite-se de barriga para cima com as pernas elevadas durante 30 minutos