A drenagem linfática consiste numa massagem com movimentos suaves, mantidas num ritmo lento, para evitar o rompimento dos vasos linfáticos e que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório.
A linfa é um líquido que circula no corpo, limpando o sangue de impurezas e desempenhando o seu papel imunitário, juntamente com os anticorpos do sangue, porém, pode ficar acumulada em excesso nos tecidos, podendo, em alguns casos, causar inchaço e dor.
Assim, ao estimular e melhorar a circulação, a drenagem linfática garante diversos benefícios para a saúde, como diminuição do inchaço e da celulite e ajuda a melhorar o processo de cicatrização, por exemplo.
Os principais benefícios da drenagem linfática são:
1. Combater o inchaço
A drenagem linfática ajuda a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, porque, através das massagens, ajuda a drenar líquidos e toxinas até aos gânglios linfáticos, facilitando a sua eliminação.
2. Combater a celulite
Uma vez que a retenção de líquidos contribui para a formação de celulite, ao promover a eliminação dos líquidos, é possível combater também a celulite. Porém, é recomendado associar a outros métodos, para que a sua eliminação seja mais eficaz.
3. Ajudar na recuperação de lesões
A drenagem linfática contribui para a recuperação de lesões musculares e articulares, já que favorece a tonificação dos músculos e promove a oxigenação dos tecidos.
4. Favorecer a cicatrização
A drenagem linfática ajuda a reduzir o edema e a melhora a irrigação sanguínea, o que contribui para uma mais rápida cicatrização dos tecidos.
5. Reduzir hematomas
Além de acelerar a cicatrização, a redução do edema e o aumento da circulação sanguínea promovidas pela drenagem linfática, também contribui para a redução de hematomas.
6. Melhorar a circulação sanguínea
Estimula a microcirculação e reduz o inchaço, o que contribui para melhorar a circulação sanguínea, reduzindo a sensação de pernas pesadas.
7. Oxigenar os tecidos
A ativação da microcirculação e a eliminação de líquidos promovida pela drenagem linfática, contribui para uma oxigenação dos tecidos mais eficiente, já que o oxigênio chega mais facilmente às células.
8. Eliminar toxinas
O sistema linfático auxilia o organismo a eliminar toxinas, por isso, a drenagem linfática, ao promover o transporte dos líquidos para os gânglios linfáticos, torna este processo mais eficaz.
9. Melhorar a autoestima
Ao reduzir a retenção de líquidos, a drenagem linfática ajuda a modelar o corpo, deixando a pessoa mais confiante, melhorando a autoestima e a qualidade de vida.
10. Prevenir aderências cicatriciais depois de uma cirurgia plástica
A drenagem linfática favorece a regeneração organizada das fibras, evitando que a cicatriz fique colada.