Siga um horário padrão para dormir
Por mais que fatores externos possam influenciar o sono, o ideal é sempre ter um horário padrão para ir para a cama e levantar-se também nos mesmos horários.
Deste modo, vai estar acostumado com aquele horário e conseguirá melhor rendimento depois de se adaptar com o que é mais saudável.
Evite cafeína e álcool antes de dormir
Os efeitos da cafeína já são conhecidos, mas o álcool também está envolvido no sono mau. Depois de beber, conseguimos dormir mais rapidamente, mas o sono não será de boa qualidade.
O álcool pode reduzir o sono REM, importante estágio para um sono de qualidade e causar distúrbios do sono. Além disso, aumenta o ressonar.
Os efeitos da cafeína duram por bastante tempo, com uma média de 3 a 5 horas de permanência.
Sem ecrãs ligados
Mantenha os ecrãs desligados antes de ir dormir. A luz que é emitida pelos aparelhos tecnológicos bloqueia a libertação de melatonina, a hormona que comunica o sono e o regula.
Faça exercícios físicos
Poucos minutos de exercício por dia (30-60+) podem fazer com que consiga dormir bem e adormecer mais rapidamente com um sono profundo de qualidade.
Hábitos positivos: ler antes de dormir
O ato de ler antes de dormir prepara o organismo para dormir. Quando relaxa durante a leitura, tem uma diminuição dos batimentos do coração e dos níveis de atividade cerebral.