Existem componentes fotossensíveis e outros componentes fotossensibilizantes: os termos são muito parecidos, mas são totalmente opostos.
Os componentes fotossensíveis são aqueles que oxidam em contato com a luz e perdem as suas propriedades, ou seja, não agridem a pele , como a vitamina C.
Porém, os fotossensibilizantes, ao entrarem em contato com a radiação solar, podem danificar a pele causando manchas, irritações e queimaduras.
Como, por exemplo, o ácido retinóico que colocamos à noite.
Cremes e séruns a evitar no verão
Os cremes antienvelhecimento costumam conter uma combinação de ácido hialurónico e ácido retinóico, por isso geralmente é recomendado aplicá-los à noite, pois também é mais eficaz quando a pele está em repouso.
Este tipo de creme não é recomendado se você planeia ir à praia ou apanhar sol.
Cremes para peles sensíveis , por exemplo, são outra opção que se deve evitar no verão. A pele sensível é acompanhada de vermelhidão que se manifesta de forma exagerada, principalmente com a radiação UV.
Portanto, evite usar este creme no verão e peça à sua farmácia um mais adequado para esta estação.
Por outro lado, cremes com base de maquilhagem. Há muitos que usam fator de proteção solar para que você possa usá-lo “sem medo do sol” mas não é aconselhável usá-los em momentos de muita exposição solar.
Se usa soros para cuidar e tratar a pele, ou após a lavagem, tenha cuidado porque existem muitos soros com ácido retinóico que não fazem bem.
Por isso evite usar o sérum que aplica todas as manhãs, durante os meses de verão, (os da noite, como já mencionamos, você pode usar sem problemas).