Por essa razão, janeiro já é, há alguns anos, o mês da tendência veganuary (vegan + january, em inglês), em que se incentiva as pessoas a adotar uma alimentação de base vegetariana como forma de recuperar dos excessos do período festivo.
Este ano, o Matiz Lisboa, o restaurante do Sofitel Lisbon Liberdade, hotel de cinco estrelas na Avenida da Liberdade, adere à tendência veganuary por um janeiro mais saudável. Sob a assinatura do chef Daniel Schlaipfer, o restaurante destaca os pratos vegetarianos disponíveis no seu menu durante este mês, opções perfeitas para desfrutar do melhor da gastronomia sem culpa.
Inspirando-se nos sabores da terra, o chef criou um prato de Portobellos Grelhados provenientes de Belmonte, com Hummus de Cherovia, Grão-de-Bico alentejano e Queijo de Cabra Fresco proveniente da Beira Baixa.
Já evocando a gastronomia tradicional portuguesa, Daniel Schlaipfer também propõe o Brás Vegetariano, com ovo orgânico lentamente cozido, espargos verdes e legumes salteados da Serra de Azeitão regados com creme picante de alcachofra.
Ambos os pratos estão disponíveis no Matiz Lisboa durante todo o ano, pelo que a decisão de adotar uma dieta de base vegetal pode ser prolongada pelos restantes meses. As duas opções vegetarianas podem ser tornadas vegan mediante solicitação no momento do pedido.
Além de destacar a oferta destas opções, o Matiz Lisboa destaca também a qualidade dos produtos utilizados na confeção dos seus pratos. O restaurante privilegia ingredientes de origem nacional, provenientes de comércio justo e sustentável, proporcionando aos clientes uma experiência gastronómica com o melhor sabor.