O desporto sempre se revelou capaz de unir as pessoas de uma forma rara. Poucas coisas aproximam mais uma comunidade, uma cidade ou país do que um sucesso desportivo.
Sendo certo que a pandemia veio perturbar grande parte dos eventos desportivos neste último ano, é natural que muitos sejam aqueles que estão com vontade de um dia poder a celebrar o desporto como antigamente, junto dos seus amigos, vizinhos e familiares.
[Leia também: Mantenha-se em forma. Estes são os desportos ideais para maiores de 50]
Recentemente o portal EF, reuniu uma listagem das cidades mais conhecidas por serem locais de culto para os fãs das mais diversas modalidades desportivas. Desde o futebol ao xadrez existe uma cidade ideal para si.
- Boston, EUA
Esta é sem dúvida uma das cidades nos Estados Unidos que conquistou maiores sucessos desportivos ao longo da sua história. Seja qual for o desporto é bem provável que uma equipa da cidade de Boston esteja pronta a competir. Desde os Boston Bruins no hockey, até aos Boston Celtics no basquetebol ou aos New England Patriots no futebol americano, é dificil encontrar um outro local que tenha conquistados de forma constante tantas taças e competições.
- Washington, EUA
Pode não estar ao mesmo nível de Boston em termos de sucesso desportivos, mas esta cidade tem provavelmente alguns dos maiores fãs que pode conhecer. O hockey é aqui o desporto mais popular. Basta assistir a um só jogo dos Washington Capitals para perceber um entusiasmo contagiante que percorre a cidade nesse dia. É uma atmosfera inesquecível.
- Barcelona e Madrid, Espanha
Como sabemos bem o nosso país-vizinho é uma nação conhecida pela sua paixão pelo desporto. Para além do sucesso no basquetebol, no tênis, no ciclismo e andebol, a verdade é que o futebol é sem dúvida o “desporto-rei”. Visitar a cidade de Barcelona ou de Madrid em dia de jogo é sempre uma ocasião especial. Sobretudo se o jogo colocar frente-a-frente os dois históricos rivais: Barcelona FC e Real Madrid.
- Tóquio, Japão
Provavelmente quando pensa em basebol não pensa necessariamente na cultura japonesa. No entanto, este é um desporto incrivelmente popular neste país, muito por culpa da presença americana após a 2ª Guerra Mundial. De resto, nesta cidade acontecem igualmente inúmeros torneios de luta Sumo. Ver um combate entre estes “pesos-pesados” é algo que deve estar na lista de desejos de qualquer verdadeiro fã de desporto.
- Dublin, Irlanda
Já ouviu falar de hurling? Esta é uma modalidade histórica para or irlandeses que mistura um pouco de hockey, lacrosse e basebol. Basicamente o objetivo é conseguir colocar a bola na baliza do adversário tal como no hockey, no entanto aqui o contacto físico consegue ser bem mais agressivo. Estes jogos chegam a ter audiências de mais de 80 000 fãs.
- Berlim, Alemanha
Berlim é uma das mais entusiasmantes capitais da Europa. Em termos desportivos é conhecida pelo futebol e até pelo hockey no gelo. No entanto aqui pratica-se um desporto bem mais interessante e invulgar: boxe de xadrez. Tal como o nome indica, é uma luta física e mental, na qual os oponentes vão trocando entre os dois desportos ao longo de 11 rounds, com 3 minutos cada. Assistir a uma experiência tão peculiar como esta irá certamente garantir uma boa história para contar aos seus amigos.
- Londres, Reino Unido
Do futebol, ao boxe, às corridas de cavalo e ao cricket, muitos são os desportos à disposição do público londrino. Nesta cidade existem 6(!) diferentes equipas de futebol, cada uma com um público vibrante e leal. Se preferir antes o futebol americano, saiba que todos os anos a NFL organiza alguns jogos em Londres, para grande alegria dos fãs europeus.
- Melbourne, Austrália
Esta é a casa do “Australian Open”, um dos mais prestigiosos torneios de tênis do mundo. É aqui também que acontece todos os anos o Grande Prémio Australiano da Fórmula 1, assim como a Internacional Cricket Cup. Razões mais do que suficientes para tornar este local num destino obrigatório.
- Toronto, Canada
Esta é a capital mundial do hockey. Os Toronto Maple Leafs são a equipa de maior sucesso deste desporto. Outra grande fonte de orgulho da cidade são os Toronto Raptors, equipa que recentemente conquistou a NBA. Vale igualmente a pena não esquecer a equipa de basebol (os “Blue Jays”) e a equipa de futebol (Toronto FC). Tem um pouco de tudo, independente dos gostos.
- Sydney, Austrália
A cidade que organizou os Jogos Olímpicos no ano 2000 é amplamente conhecida pela enorme oferta desportiva. Do futebol e basquetebol até ao cricket existe um pouco de tudo. Uma coisa a não perder? Um jogo de rugby. Este deporto funciona como uma religião neste país. Assistir ao vivo a um destes jogos é uma experiencia absolutamente incrível.