Gripes, constipações e outras doenças virais apresentam picos de incidência no hemisfério norte de outubro a abril, com picos mais claros em novembro, dezembro e outros meses frios. E embora o clima não cause estas doenças, favorece indiretamente o seu aparecimento.
As principais razões
De entre as teorias mais polémicas sobressaem:
- Mudanças comportamentais dos humanos durante os meses frios favorecem a transmissão.
- As condições climáticas podem piorar a saúde do sistema imunológico, favorecendo infeções.
- Os vírus resistem melhor em climas frios.
Tim Spector, epidemiologista e professor do King’s College London, revelou na sua conta no Instagram a solução definitiva para ajudar a combater dores de garganta e constipações.
É um remédio à base da fermentação do alho e do mel, cuja preparação é simples e pode ser conservado por muito tempo, proporcionando uma solução natural para aliviar esses sintomas que tanto incomodam no dia a dia.
«O alho contém a fibra prebiótica inulina que ajuda a saúde intestinal e é considerada como tendo propriedades antimicrobianas e antivirais que podem ajudar a combater constipações e gripes», afirmou. A receita, entre outras coisas, consiste em colocar dentes de alho descascados no mel e mexer a mistura.
Segundo o especialista, é fundamental deixar o pote num local escuro para fermentar, certificando-se de virá-lo todos os dias para que os dentes de alho fiquem submersos.