Antes de decidir abrir uma empresa e começar a idealizar os seus produtos ou serviços é essencial que comece por um exercício mais básico. Sobretudo se tiver já mais de 50 anos é absolutamente fundamental que reflita seriamente sobre o que quer fazer, o que lhe interessa verdadeiramente.
O negócio que decidir criar têm que ser algo que lhe traga gratificação, algo pelo qual sinta uma verdadeira paixão. É certo que a parte económica é igualmente determinante que deve ser considerada nesta decisão, no entanto a verdade é que mais do que pensar “o que me vai gerar mais dinheiro?” deve focar-se naquilo que realmente gosta de fazer e que possa ter igualmente algum potencial económico.
Dado que irá dedicar grande parte da sua vida (e do seu tempo) a esta atividade é essencial que seja algo com o qual se identifique.
Assim, deve analisar bem as suas qualidades e interesses. Reflita sobre os seus talentos e perceba em quais áreas de atividade pode gerar maior valor acrescentado. Eis 4 sugestões de negócios que pode começar após os 50 anos.
- Desenho e criação de produtos
Aqui as possibilidades são inúmeras. Roupa, acessórios de moda, artigos de decoração, jogos artesanais, são apenas alguns exemplos que pode explorar. O importante é ter ideias para artigos que goste de executar e que possam ser um sucesso de vendas. Comece pequeno, criando poucas quantidades. Vá fazendo experiências e teste a resposta do mercado. Utilize as redes sociais para vender os seus produtos e para chegar a potenciais clientes.
- Cozinha e pastelaria
Sendo certo que nem todas temos verdadeiros dotes culinários, a verdade é que esta pode ser uma área bastante interessante para explorar caso tenha gosto pela cozinha. Para além de ser uma atividade que pode gerar uma enorme gratificação, é também algo flexível que pode seguir diversos caminhos. Sejam cupcakes para empresas, doces para pastelarias ou caterings para eventos, existem diferentes possibilidades que pode explorar.
- Beleza e estética
Se esta é uma área do seu interesse então saiba que pode ser igualmente também uma oportunidade de negócio. Os serviços de estética ao domicílio estão a tornar-se cada vez mais populares, sobretudo agora após a experiência de confinamento. Procure fortalecer os seus skills nesta área através de cursos certificados ou simplesmente vá assistindo a diversos tutoriais online que exemplificam diversas técnicas. Mais uma vez as redes sociais poderão ser um instrumento essencial para dar uma maior visibilidade ao seu negócio.
- Venda direta de produtos
Se tem talento para vendas, então esta é a oportunidade certa para o utilizar! Sendo certo que este é um skill útil em diferentes áreas de negócio, a verdade é que se torna especialmente importante, por exemplo, na venda direta de produtos de catálogo. Comercializar este tipo de bens permite gerar algum dinheiro e criar uma rede fiel de clientes que pode ser continuamente monetizada. Existem dezenas de empresas de venda direta – como a Mary Kay – que estão sempre à procura de novas afiliadas interessadas em juntar-se a este negócio.