Falamos do sabonete de glicerina, usado pelos nossos pais e avós. O sabonete é feito a partir de glicerol ou propanotriol é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente, higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. O nome origina-se da palavra grega glykós, que significa “doce”. O termo glicerina refere-se ao produto na forma comercial, com pureza acima de 95%
Hoje está praticamente fora de uso, embora existam formatos que vão do sólido ao líquido e tenha benefícios importantes para a pele, principalmente para pessoas com pele oleosa e com tendência a acne.
Além disso, conforme afirmado no site Life Hacker, tem outros usos. É recomendado usá-lo em roupas para remover manchas, principalmente de substâncias gordurosas como óleo. Para o utilizar recomenda-se a aplicar diretamente sobre a mancha e lavar a roupa normalmente na máquina de lavar. Também é possível fazer um tira-nódoas caseiro misturando glicerina com detergente líquido e água.
O sabonete de glicerina também que pode ser utilizado para retirar alimentos secos do fundo do frigorifico ou congelador. Primeiro raspe o máximo de resíduos possível e, em seguida, aplique um pouco de glicerina na área afetada, deixando atuar durante alguns minutos e limpando de seguida. Desta forma garante que os resíduos gordurosos amolecem para serem facilmente removidos.
Além de uso doméstico, também pode ser utilizado na garagem ou oficina graças às suas propriedades anticongelantes e lubrificantes . Por exemplo, no site afirmam que «pode ser utilizado como lubrificante para macacos hidráulicos de modo a evitar que congelem».