Os brócolos são um dos vegetais que compõem o grupo denominado crucífero , semelhante à couve-flor, mas variando na cor do branco ao verde intenso e traz inúmeros benefícios para a saúde.
É uma boa fonte de vitamina C (embora uma parte considerável dela possa ser perdida durante o processo de cozimento) e folatos, a tal ponto que uma porção de 200 gramas representa quase o dobro da ingestão recomendada de vitamina C e um quarto da ingestão recomendada de folatos para um homem e uma mulher com idade entre 20 e 39 anos com atividade física moderada.
Além disso, possui alto teor de potássio, sendo que o consumo de uma porção de brócolos cobre 28% da ingestão recomendada de folatos.
É um alimento muito versátil que pode ser consumido crocante, salteado ou cozido, mas também triturado em cremes ou picado para servir de base para preparações como uma espécie de “arroz de brócolos”.
Apesar disso, o site italiano Elisa Smania recomenda não combiná-lo com alimentos diferentes para que a absorção dos nutrientes seja a melhor possível. Por exemplo, pedem para não combiná-lo com “alimentos com alto teor de açúcar, que podem interferir na absorção de fibras”.
Da mesma forma, não faça isso com alimentos ricos em gorduras saturadas , pois podem interferir nos benefícios que traz para o coração. Também não é recomendado combiná-los com alimentos que tenham muito iodo como frutos do mar e algas marinhas, mas isso somente quando o consumo de brócolos for muito alto.