Entre 1 de abril e 30 de junho, os contribuintes têm de declarar às Finanças os rendimentos obtidos em 2024. Para os ajudar com esta tarefa, a DECO PROteste lança uma plataforma que permite preparar a entrega da declaração de forma otimizada: trata-se do IRS Simples.
Ainda antes da entrega do IRS, o contribuinte deve ainda ter em conta duas datas fundamentais, que se aproximam a passos largos: 17 de fevereiro para atualizar o agregado familiar nas Finanças e 25 de fevereiro para validar as despesas no e-Fatura. Já para fase de preparação da entrega do IRS, a DECO PROteste disponibiliza o passo a passo para otimizar a entrega do IRS.
Dados os passos prévios e já na posse de toda a informação necessária, a partir de 1 de abril de 2025, a plataforma online e gratuita, disponível em irssimples.pt permitirá comparar cenários – por exemplo, se vale ou não a pena englobar rendimentos ou se é mais proveitoso entregar a declaração individualmente ou em conjunto – e tem em consideração as alterações significativas nas tabelas de retenção na fonte e os mais recentes ajustes às deduções, nomeadamente o IRS Jovem.
Além do simulador, o IRS Simples disponibiliza a partir de hoje recursos adicionais, como um e-book informativo e um calendário fiscal com alertas por SMS para as principais datas de pagamento de impostos, incluindo IUC e IMI.
“O objetivo da DECO PROteste é sempre um: ajudar os consumidores. Neste caso, os contribuintes otimizarão a validação das despesas que serão deduzidas e mais tarde serão apoiados na escolha do cenário mais vantajoso para si. A plataforma irssimples.pt, e todas as ferramentas adjacentes, vinha a ser pensada pela equipa DECO PROteste há vários meses e a altura escolhida é a ideal para que os consumidores possam começar a planear as suas declarações da forma mais vantajosa”, afirma Soraia Leite, porta-voz da DECO PROteste, que destaca ainda a informação que a plataforma inclui sobre o IRS Jovem.
O início da entrega da declaração de rendimentos tem início no dia 1 de abril e decorre até 30 de junho para todos os contribuintes, mas para os contribuintes que querem pagar o valor justo de imposto, é agora o derradeiro momento para validar faturas. Só assim o contribuinte pode assegurar o menor pagamento possível de IRS ou contribuir para o maior reembolso do imposto. A plataforma IRS Simples está disponível em www.irssimples.pt.