Uma investigação da ONU que concluiu que há claramente um dia do ano em que há mais nascimentos. Se há um mês em que há mais nascimentos, é o nono mês do ano, setembro. E há também um dia-chave, o dia 9, a data em que nasce a maioria das pessoas, seguido dos dias 12 e 19 de setembro.
Se fizermos as contas, e tendo em conta que uma gravidez dura em média 40 semanas, compreende-se que a conceção tenha ocorrido no Natal e no Ano Novo, uma data de amor e paz por excelência, de celebrações e onde os casais passam mais tempo juntos.
E tudo isto não é uma coincidência, mas é apoiado pelo chamado “paradoxo do aniversário”, segundo o qual, num grupo de 23 pessoas, há 50% de probabilidade de pelo menos duas delas terem nascido no mesmo dia.
Esta tem sido a tendência nas últimas décadas, com setembro a liderar, mas nem sempre foi assim. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em décadas anteriores, como 1970 e 1980, maio foi o mês com mais nascimentos.
Por ser uma data tão repetida, o dia 9 de setembro, obviamente que muitas caras conhecidas também nasceram neste dia, como é o caso do cantor Michael Bublé ou dos atores Hugh Grant, Michele Williams, Adam Sandler e Henry Thomas, o famoso Elliott, a criança de E.T. O Extraterrestre.
E se há uma data de nascimento muito comum, há também uma menos comum, que não é outra senão fevereiro, mais concretamente o dia 29, e a explicação é simples: é um dia que só ocorre de quatro em quatro anos.