<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Está pela capital no próximo dia 18? Não vai querer perder estes eventos. São gratuitos

15 Abril 2023
Sandra M. Pinto

Saiba mais

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra a 18 de abril, o Amoreiras 360° Panoramic View e o Museu da Água – Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras vão realizar visitas gratuitas conjuntas aos dois espaços.

 

Sob o mote “Património e Mudança”, com o intuito de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, assim como para a necessidade da sua proteção e valorização, esta data pretende despertar uma reflexão sobre a forma como se pode salvaguardar e proteger sítios, paisagens e monumentos. Património que deverá ser entendido como um agente de união, de partilha, de cidadania e de vontade de futuro.

 

Durante todo o dia, o Amoreiras 360º Panoramic View estará de portas abertas para receber todos os que o queiram visitar, este que é o ponto mais alto da capital.

 

Para quem quiser ir apenas visitar o Amoreiras 360º Panoramic View, o acesso poderá ser efetuado entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h30 às 22h00. Sem inscrição necessária, os visitantes deverão dirigir-se ao Balcão de Informações, no interior do Amoreiras Shopping Center (piso 1, junto à Fnac) e levantar o seu bilhete.

 

Com uma vista de cortar a respiração, o conhecido miradouro do Amoreiras Shopping Center desafia os visitantes a explorar o local e a adotarem, futuramente, medidas sustentáveis de proteção dos monumentos e marcas históricas que dignificam o nosso país.

 

O Padrão dos Descobrimentos, o Palácio Real da Ajuda, o Cristo Rei, as Pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Castelo de São Jorge e o Aqueduto das Água Livres, são alguns dos vários pontos emblemáticos da cidade que podem ser avistados a partir deste Miradouro. Para complementar esta experiência memorável, estão distribuídas pelo recinto lunetas de longo alcance gratuitas e mapas informativos sobre os pontos históricos a avistar.

 

Para quem preferir um tour guiado, serão organizadas duas visitas conjuntas ao Amoreiras 360° Panoramic View e o Museu da Água – Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, às 16h e às 19h, de onde se pode avistar o património cultural de Lisboa de forma panorâmica.

 

No Reservatório da Mãe d’Água, os inscritos poderão visitar o seu espaço amplo, luzente e unificado, sugerindo o seu interior a planta de uma igreja estilo Salão. A água das nascentes jorra da boca de um golfinho sobre uma cascata, construída com pedra transportada das nascentes do Aqueduto das Águas Livres, e converge para o tanque de 7,5 metros de profundidade. Do tanque emergem quatro colunas que sustentam um teto de abóbadas de aresta que, por sua vez, suporta o magnífico terraço panorâmico sobre a cidade de Lisboa.

 

As visitas guiadas a ambos os espaços realizam-se às 16h e 19h, em grupos de 25 pessoas. A inscrição nestas visitas é obrigatória e poderá ser feita por telefone através do número +351 218 100 215 ou por e-mail: mda.epal@adp.pt.