Os especialistas têm enfatizado a importância de manter níveis adequados de vitamina D. Este mineral é essencial para a longevidade, a saúde óssea, o sistema imunológico e o bem-estar emocional.
«Além disso, constatou-se que a vitamina D possui um sistema hormonal próprio que atuará em diversos sistemas, facilitando, modulando, bloqueando ou inibindo determinados processos fisiológicos», explicou Alberto Kramer, médico especialista em medicina de família e comunidade e membro do Sociedade Espanhola de Médicos de Atenção Primária (SEMERGEN), em entrevista ao HuffPost .
Segundo a maioria dos especialistas, para manter os níveis adequados de vitamina D, basta a exposição solar e a manutenção de uma alimentação equilibrada, com foco em alimentos ricos nesta vitamina. É o caso dos peixes gordurosos como o atum ou o salmão, o iogurte, o queijo, a manteiga ou os ovos.
Estima-se que aproximadamente 15-20 minutos de exposição direta ao sol de março a outubro serão mais que suficientes para obter níveis normais desta vitamina.
Estas recomendações geralmente aplicam-se a pessoas saudáveis, mas em alguns casos específicos é aconselhável tomar suplementos de vitamina D, embora sempre sob supervisão de um profissional, pois exagerar nesta vitamina pode ter efeitos negativos.