Existem muitos elementos que associamos a esta época festiva: as comidas, o convívio, os presentes, a neve, etc. Sendo certo que tudo isso é essencial, a verdade é que nenhum Natal está completo sem um pouco de música apropriada.
Os verdadeiros clássicos sonoros de Natal fazem-nos sonhar. Lembram-nos boas memórias e momentos de felicidade que jamais iremos esquecer. Existem centenas de músicas famosas criadas para esta ocasião por alguns dos mais famosos interpretes da história.
[Leia também: 10 factos (surpreendentes) sobre o Natal que provavelmente desconhece]
No entanto, nem todos os países e povos ouvem exatamente as mesmas faixas musicais. Certas culturas têm alguns favoritos que habitualmente só são mais ouvidos nesses países. Eis alguns dos exemplos das músicas de Natal mais populares nos mais diferentes locais do nosso planeta, recolhidos pelo portal EF.
- França: “Petit Papa Noel”
Este é um verdadeiro clássico de Natal em França, que inclusive já foi alvo de inúmeras outras versões no estrangeiro. Todos os franceses conhecem esta música que retrata a chegada do Pai Natal, de acordo com a perspetiva de uma pequena criança que espera receber os seus presentes.
Ouvir aqui
- Reino Unido: “Deck the Halls”
Todas as músicas mais populares têm que ter duas importantes características: uma melodia cativante e um refrão fácil de lembrar ou cantar. Ora a faixa “Deck the Hall” não poderia ser mais simples, pois 50% dos versos são algo como “Fa la la la la la la”. A melodia tem origem nos cânticos de final de ano do século XII. É sem dúvida um clássico que tem resistido ao longo dos tempos.
Ouvir aqui
- Itália: “Tu scendi dalla stelle”
Esta é porventura a música mais antiga de toda esta lista. Foi escrita no início do séc. XVIII e retrata a chegada do Menino Jesus – das estrelas até ao frio da Terra. Em Itália esta música é cantada todos os anos de forma religiosa em inúmeros grupos infantis e espetáculos de Natal.
Ouvir aqui
- Alemanha: “O du fröhliche”
Esta tradicional música de Natal na Alemanha foi escrita no início do séc. XIX e retrata tanto a época festiva como o nascimento de Jesus. Tem uma história de origem algo triste, mas esperançosa. O autor desta faixa musical, Johann Daniel Falk, perdeu 4 dos seus 7 filhos para a febre tifoide. Após esta tragédia encontrou um orfanato e decidiu dedicar esta música a todas as crianças que lá viviam.
Ouvir aqui
- Nova Zelândia: “A Pukeko in a Ponga Tree”
Esta é a versão Maori da conhecida música “The Twelve Days of Christmas”. Um pukeko é uma ave que gosta de poisar no topo de umas árvores típicas desta região. Para além desta canção, os Maori têm a tradição de oferecer batatas doce e uma camisa durante o período de Natal.
Ouvir aqui
- Austrália: “Jingle Bells”
Tal como os neozelandeses fizeram, também os australianos adaptaram as tradições de Natal à sua cultura. Durante o mês de dezembro na Austrália sente-se um enorme calor, pelo que ninguém associa o Natal à neve ou ao frio. Daí se percebe a necessidade de criar uma versão da “Jingle Bells” que fizesse sentido para esta população.
Ouvir aqui
- EUA: “White Christmas”
Esta música, cantada por Bing Crosby, é o single mais vendido em todo o mundo. Não há como ignorar o sucesso desta fantástica música de Natal. Escrita em 1942 por Irving Berlin, tem sido “alvo” de inúmeras versões ao longo das décadas por artistas como Elvis, Iggy Pop ou Lady Gaga.
Ouvir aqui
- América Latina: “El Burrito de Bélen”
Se cresceu num país onde se fala espanhol então o mais provável é que conheça este clássico que conta a história de um pequeno burro que vai visitar o Menino Jesus. Originalmente esta música foi gravada por um grupo de coro infantil venezuelano, sendo muito fácil de cantar e dançar.
Ouvir aqui
- Nigéria: “Betelehemu”
Este cântico nigeriano sobre o nascimento de Jesus é cantado em Yoruba, uma das línguas nativas da África Ocidental. A origem desta música não é inteiramente clara, no entanto têm vindo a ser interpretada por diversos grupos que vão em digressão um pouco por todo o Mundo.
Ouvir aqui
- Suécia: “Räven raskar över isen”
Esta é uma música popular antiga cujo título pode ser traduzido para “a raposa que corre pelo gelo”. Os suecos adoram cantar e dança esta faixa durante a época festiva, em redor do pinheiro de Natal. Atualmente existem inúmeras versões desta mesma faixa que ajudam a manter a sua popularidade e modernidade.
Ouvir aqui
[Leia também: 3 estratégias essenciais para conseguir sobreviver a esta época de Natal]