Esse fenómeno é o mais famoso entre os retrocessos planetários e pode causar impactos significativos na rotina. Apesar das frustrações, esses períodos são convites para desacelerar, refletir e ajustar o rumo.
Mercúrio Retrógrado: 14 de março a 7 de abril
O primeiro do ano ocorre entre Carneiro e Peixes. De 14 a 29 de março, em Carneiro, um signo impulsivo e enérgico, será difícil manter a paciência perante atrasos e mal-entendidos. Reflita antes de falar e controle os seus impulsos.
A partir de 29 de março, Mercúrio entra em Peixes, um signo emocional e intuitivo, dificultando a clareza na comunicação e na logística. Evite decisões importantes e conversas delicadas até 7 de abril, quando o planeta volta ao movimento direto.
Mercúrio Retrógrado: 18 de julho a 11 de agosto
No auge do verão, Mercúrio retrógrado acontece integralmente em Leão, signo de fogo confiante e criativo. De 18 de julho a 11 de agosto, revisitar projetos antigos ou reacender romances passados pode ser produtivo, mas iniciar algo novo será desafiador.
Cuidado com o orgulho ao lidar com erros ou mal-entendidos, e mantenha espaço no seu planeamento para lidar com atrasos e imprevistos.
Mercúrio Retrógrado: 9 a 29 de novembro
O último Mercúrio retrógrado do ano ocorre em Sagitário e Escorpião. Entre 9 e 18 de novembro, em Sagitário, haverá dificuldade em focar-se nos detalhes. Verifique informações e reveja compromissos com atenção.
A partir de 18 de novembro, em Escorpião, o período pode trazer à tona segredos ou informações importantes do passado. Use essa energia para investigar e resolver mistérios pendentes.
Fonte: Bustle