Não importa o país que vai visitar ou a companhia aérea em que vai voar, provavelmente sempre embarcará e desembarcará da aeronave pelo lado esquerdo.
O serviço de alimentação e a bagagem são carregados no lado direito do avião, uma prática que permanece inalterada há décadas.
Mas como isso aconteceu e por que nunca embarcamos pelo lado direito?
Michael Oakley, editor-chefe do The Aviation Historian, revelou exatamente o motivo, e isso remonta a tempos históricos.
«Grande parte da terminologia da aviação teve origem no conhecimento marítimo (leme, cockpit, cabine, antepara, nós, etc.) e, da mesma forma, as maneiras aeronáuticas de fazer as coisas devem muito à navegação», refere.
O especialista em viagens continuou: «Assim como barcos e navios têm um lado de bombordo — o lado da embarcação convencionalmente adjacente à doca quando no porto — as aeronaves são iguais».
«Sensatamente, as pessoas decidiram continuar a embarcar no lado da porta (ou esquerdo)», esclarece. À medida que as viagens aéreas começaram a literalmente decolar, a prática foi levada para a indústria.
Entretanto, na década de 1930, a United Airlines decidiu mudar o processo e começou a embarcar os passageiros no lado direito dos aviões.
Os chefes da companhia aérea acabaram por voltar a embarcar pelo lado esquerdo à medida que as viagens aéreas se tornaram mais populares e ficou claro que eram mais eficientes.
Matthew Burchette, do Museu do Voo em Washington, explica: “Como o piloto se senta à esquerda, os aeroportos começaram a ser construídos com portões à esquerda para que o piloto pudesse avaliar melhor as distâncias enquanto estacionava»..
«Assim que aeroportos mais complexos foram desenvolvidos, com passageiros usando Jetways como meio de embarcar diretamente do terminal, as operações em solo ficaram muito mais fáceis se todas as aeronaves fizessem a mesma coisa na mesma direção».
Hoje em dia, a configuração significa que os passageiros podem embarcar e desembarcar da aeronave sem atrapalhar a equipa de solo, que pode trabalhar para garantir que o avião esteja abastecido e as malas carregadas a bordo.