Desde pequenos, somos constantemente lembrados da importância dos laticínios para garantir a manutenção do cálcio, essencial para o crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos. Quando crescemos, às vezes não damos tanta importância ao consumo de leite, queijo ou iogurte , mas uma boa ingestão de cálcio é essencial para evitar a deterioração da massa óssea e, em resultado, ter ossos fortes e resistentes.
A boa notícia é que os laticínios não são a única fonte de cálcio na sua dieta; também pode obtê-lo de alguns vegetais e peixes, por exemplo.
A nutricionista Júlia Farré partilhou nas redes sociais uma dica sobre um alimento enlatado rico em cálcio, a ponto de afirmar que ele fornece o dobro do leite: a sardinha em lata.
«Este produto é de origem animal e vem em lata, mas para aproveitar todo o cálcio que ele contém é fundamental comê-lo com as espinhas», alerta a especialista.
Além dos benefícios para os ossos, o cálcio também é essencial para os dentes e, como Farré ressalta, para o sistema nervoso.
Outras fontes interessantes de cálcio são vegetais de folhas verde-escuras , nozes e alimentos enriquecidos com esse mineral, como alguns produtos de soja.