<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Este português vai a caminho do campeonato de ondas grandes no Havai

10 Janeiro 2023
Sandra M. Pinto

O evento será realizado em Waimea Bay, North Shore, no Havai.

O big rider português Nic von Rupp está a caminho do Eddie Aikau Big Wave Invitational, o campeonato de ondas grandes mais reconhecido a nível internacional, que está previsto iniciar-se nesta quarta-feira.

Nic é o único português que faz parte da lista de 40 surfistas convidados e a nível europeu é apenas acompanhado pela surfista francesa Justine Dupont. O evento será realizado em Waimea Bay, North Shore, no Havai.

 

O Eddie Aikau Big Wave Invitational é um evento icónico do surf internacional, também conhecido como o “Super Bowl of Surfing”, que homenageia a lenda local das ondas grandes, salva-vidas e herói Eddie Aikau. Desde a sua criação, em 1984, a competição foi realizada apenas nove vezes, uma vez que o evento só decorre se as ondas atingirem pelo menos 6 metros de altura em medidas havaianas, que correspondem a 12 metros de altura.

 

“Ser convidado e participar num campeonato desta dimensão é um sonho concretizado. Estamos a falar de um evento icónico do surf de ondas grandes a nível mundial, com a participação dos melhores surfistas do mundo, e uma história de 40 anos em que as condições só se reuniram apenas 9 vezes. Para mim, é uma honra ser o primeiro português a fazer parte desta competição e um verdadeiro orgulho representar Portugal”, conta Nic von Rupp.

 

O Serviço Nacional de Meteorologia Americano (National Weather Service) afirma que um swell “gigante” de noroeste deverá chegar esta noite, superando o nível de alerta de surf. O pico deve acontecer na quarta-feira, com ondas a chegar aos 12/15 metros.

 

O surfista português Nic Von Rupp competirá com os grandes nomes do surf mundial como Kelly Slater, Jonh Jonh Florence e Kay Lenny, e desafiará as históricas ondas gigantes de Waimea Bay esta quarta-feira.

 

A última edição do Eddie Aikau Big Wave Invitational foi realizada em 2016 e foi assistido por 1,2 milhões de fãs durante a transmissão ao vivo do evento em mais de 200 países. John John Florence, bicampeão mundial, foi o vencedor em 2016.

 

Para esta temporada de competições, Nic von Rupp é o único surfista europeu a ser convidado para participar em quatro prestigiadas competições do circuito mundial de surf: Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge, Quiksilver Jaws Big Wave Challenge, Eddie Aikau Big Wave Invitational e Vans Pipe Masters, estas três últimas no Havai.