Estes são os melhores países para se viver “uma bela reforma”. Portugal integra a lista e está numa boa posição

A reforma é o momento  em que muitas pessoas abandonam completamente as atividades profissionais, para dar lugar a uma fase muito mais tranquila da vida.

Algumas pessoas procuram mudar de vida e casa, procurando conforto e tranquilidade, e a verdade é que existem países que oferecem maiores facilidades e excelentes condições para se viver uma “bela reforma”.

A publicação International Living preparou um Índice Anual de Aposentadoria Global , cuja edição de 2024 reúne a experiência de várias décadas na seleção de destinos para viver a reforma. Os resultados deste ano mostram os países onde é possível «viver uma vida mais saudável e feliz, gastar muito menos dinheiro e obter outros benefícios».

10. Colômbia

A revista descreve o país sul-americano como um lugar de microclimas, baixo custo de vida, cultura agrária e gente feliz e descomplicada. Recomendam pelo menos um nível básico de espanhol, especialmente para cidades mais pequenas. A International Living destaca o sistema de saúde, que refere estar entre os 25 melhores do mundo, enquanto as suas principais cidades possuem sistemas de saúde próprios com especializações.

9. França

Há cada vez mais pessoas a repensar o seu estilo de vida e a tirar partido dos benefícios sociais centrados na comunidade que podem ser encontrados em França. Tudo será ainda melhor se evitar os mercados imobiliários de preços mais elevados ao longo de áreas da Riviera Francesa, Paris e centros de cidades procuradas como Lyon.

8. Malásia

Quem visita o país percebe que pode realmente morar na Malásia e passar férias em casa, mudando a situação e economizando muito dinheiro.

7. Grécia

De acordo com o relatório, a Grécia sempre foi um destino de férias de sonho. O encanto da sua história antiga e das famosas ruínas arqueológicas, das suas ilhas ensolaradas e da sua cozinha fresca e saudável atraem multidões à Grécia todos os anos. Não é nenhuma surpresa que nos últimos anos a Grécia se tenha tornado um dos principais destinos de reforma para muitos.

6. Equador

Há muitas facetas da vida no Equador que atraem expatriados para se aventurarem e se mudarem para lá. O clima é um dos fatores mais citados. No Equador não existem estações como as conhecemos no hemisfério norte: nem verões sufocantes nem invernos gelados. A posição do país no equador significa que o clima é bastante constante ao longo do ano, com algumas épocas do ano mais húmidas do que outras, e embora possa ser quente ao nível do mar, quanto mais alto se sobe, mais frias se tornam as temperaturas.

5. Espanha

Tem mantido consistentemente a sua posição entre os principais destinos para reforma, porque oferece uma combinação única de experiências culturais, climas favoráveis ​​e uma elevada qualidade de vida. À medida que o apelo de viver a reforma em Espanha continua a captar a atenção das pessoas que procuram um estilo de vida satisfatório e descontraído , várias facetas fazem desta joia europeia um destino ideal para a reforma ou um novo lar para trabalhadores remotos.

4. Panamá

Destaca-se pela sua beleza natural, dividida entre as montanhas arborizadas do interior e as costas tropicais do Pacífico. A revista destaca a capital, a Cidade do Panamá, por diversos motivos, incluindo vida noturna, hospitalidade, museus e galerias, parques, eventos esportivos e festivais de música.

3.México

Este grande país possui uma infinidade de paisagens, climas e, portanto, também culturas.  E embora o espanhol seja aconselhável, a revista indica que a sua popularidade como destino turístico e a sua proximidade com os Estados Unidos significam que não é muito difícil encontrar comunidades de língua inglesa. Destaca também um custo de vida muito acessível, onde todos os tipos de serviços e atividades são mais baratos do que nos países mais a norte. 

2. Portugal

Segundo a International Living, o segundo melhor país do mundo para viver na reforma é Portugal.Entre as razões apresentadas destacam-se a vibrante vida noturna, a cultura, a história e a gastronomia. E para quem procura tranquilidade para além de Lisboa, do Porto e das belas praias que se estendem de norte a sul, a revista recomenda rumar ao interior do país. Na verdade, definem o interior português como “aldeias medievais com castelos em ruínas, colinas esmeraldas ou terras agrícolas”.

Destaca-se também o facto de Portugal ser um dos países mais seguros do mundo, ocupando o sexto lugar no Índice Global da Paz. Em relação à sua rede de infraestrutura, destaca-se a qualidade das suas rodovias. E no que diz respeito ao clima, o norte nublado e chuvoso diferencia-se claramente do sul muito ensolarado do país.

1. Costa Rica

Segundo a International Living, o melhor país do mundo para se viver na aposentadoria é a Costa Rica . O clima tropical, a natureza e a simpatia da população são os destaques da revista, além de um custo de vida acessível. Os amantes da tranquilidade e da natureza vão deliciar-se com “uma república reconhecida mundialmente pelo seu compromisso com o ambiente (e quase 25% do seu território protegido por parques naturais e refúgios de vida selvagem). Tudo isto, sem esquecer que 98% da energia consumida em últimos anos provém de fontes renováveis.

 

Ler Mais